15/07/20
24º/16ºLONDRINA
PUBLICIDADE

Você sabe o que é artrite psoriásica?

Cerca de uma em cada três pessoas com psoríase pode desenvolver artrite psoriásica, uma doença crônica, de caráter autoimune, que se manifesta na pele e nas articulações. Os sintomas da artrite psoriásica incluem placas avermelhadas na pele, que coçam e descamam (comuns na psoríase), como também a dor, o inchaço e a rigidez nas articulações (típicos da artrite).

Juntos, estes sintomas podem fazem com que o paciente sinta um "baque duplo" em sua saúde e qualidade de vida. A artrite psoriásica pode afetar qualquer pessoa indistintamente. Com o passar do tempo, aumenta o dano nas articulações, tornando-o permanente, se não diagnosticada precocemente e controlada adequadamente.


Divulgação
Divulgação


Tratamento e Diagnóstico - O diagnóstico é feito com base em exames clínicos, laboratoriais e de imagem (raios-X e ressonância magnética). É importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser sempre feitos e acompanhados por um médico e, em geral, é necessária a participação do dermatologista e do reumatologista ao longo da jornada do paciente. O tratamento da artrite psoriásica varia de acordo com a forma como a doença se manifesta e pode incluir fisioterapia, medicamentos de uso tópico, anti-inflamatórios e, nos casos mais severos, drogas modificadoras da doença reumática (DMARDs) e cirurgia.

"O diagnóstico precoce e o controle adequado da artrite psoriásica podem contribuir para a prevenção do dano articular permanente e consequentemente da incapacidade física do paciente", diz o médico Célio Roberto Gonçalves. "A artrite psoriásica demora, em média, cinco anos depois de manifestados os primeiros sintomas, para ser diagnosticada. Mesmo um atraso de seis meses no diagnóstico e início adequado de tratamento podem provocar um dano permanente nas articulações. Por isso, incentivamos o público a visitar nosso site, para obter mais informações sobre a artrite psoriásica ", completa.

A adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, praticar exercícios físicos e tomar banhos de sol também são importantes para melhorar a qualidade de vida. Por causa das mudanças que a artrite psoriásica impõe ao paciente, também pode ser necessário procurar apoio psicológico. "A artrite psoriásica pode representar um grande impacto na vida dos pacientes, tornando as atividades rotineiras difíceis de serem executadas, enquanto que os sinais na pele podem provocar problemas sociais e psicológicos", completa Dr. Célio.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim
Maringá registra mais uma morte e 75 novos casos de Covid-19
14 JUL 2020 às 19h28
Boletim da prefeitura
Londrina atinge 97 óbitos pela Covid-19 e passa de 2 mil casos
14 JUL 2020 às 19h15
Boletim da Sesa
Paraná confirma mais 1.775 casos e 57 mortes pela Covid-19
14 JUL 2020 às 17h04
Rede pública
Saiba qual unidade de saúde procurar caso precise de atendimento médico em Maringá
14 JUL 2020 às 16h58
12 meses
Paraná finaliza mais um período de monitoramento da dengue
14 JUL 2020 às 14h46
Menos efeitos colaterais
Fiocruz fecha parceria para produção de medicamentos contra o HIV
14 JUL 2020 às 11h49
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados