Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique de olho!

Você sabe preparar uma lancheira saudável para seu filho?

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
21 out 2015 às 16:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, verifica-se nas últimas décadas um processo de transição nutricional, o cenário epidemiológico nacional passou de desnutrição para obesidade. A obesidade trás consigo algumas preocupações como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (ex. diabetes e hipertensão), e na infância, seu complexo manejo, pois envolve as mudanças de hábitos alimentares e colaboração da família, do ambiente escolar e o pouco entendimento da criança sobre as consequências do excesso de peso em longo prazo.

Sabe-se, atualmente, que a escola aparece como espaço oportuno para o desenvolvimento de ações e melhorias das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, sendo um ambiente indispensável para o desenvolvimento de iniciativas de promoção a saúde, incluindo programas de educação alimentar e nutricional, caracterizados por processos ativos, lúdicos e interativos, que favoreçam mudanças de comportamentos e práticas alimentares das crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No momento de montar a lancheira dos pequenos, é importante a família fazer escolhas saudáveis que sejam capazes de suprir a necessidade energética e nutricional da criança, ser saborosa e visualmente atraente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Inicialmente, é necessário um planejamento semanal dos alimentos, lembrando-se a necessidade de alimentos fontes de energia, de preferência integral ou rico em fibras, que aumenta a saciedade da criança, como por exemplo, sanduíches naturais, pães caseiros, cookies integrais, batata doce cozida, milho cozido, pipoca, aveia, frutas e etc.

Publicidade


As frutas devem estar presentes sempre que possível, pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais. Para a bebida, a água é uma boa opção, mas também podem entrar na lancheira das crianças: água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados feitos em casa, evitando-se o consumo de sucos de caixinha ou em pó, ricos em açúcar.


Vale lembrar o uso de uma lancheira térmica, que conserve a temperatura adequada no transporte dos alimentos e evite que estraguem. Aproveite nossas ideias com sugestões de lanches saudáveis e monte uma lancheira saudável e saborosa! Lembrando sempre da variedade de cores e sabores, tornando esse processo de escolha dinâmico e divertido!

Publicidade


Sugestões de alguns lanches gostosos e saudáveis.


Mini sanduíche integral com pasta de frango
Suco de laranja e acerola
Banana
A opção de lanche é o mini sanduiche de pão integral com patê de frango, suco de laranja com acerola e banana. Na hora de escolher o pão, leia o rótulo e a lista de ingredientes com cuidado! Há muitos produtos no mercado ditos ‘’integrais", mas na verdade apenas os grãos adicionados são integrais. Na lista de ingredientes, o alimento que vem em primeiro lugar é o que está presente em maior quantidade. Procure sempre aqueles com farinha ou outros grãos integrais como primeiro ingrediente. Fique de olho!

Publicidade


Outra dica importante na escolha do pão é optar por pães artesanais, caseiros. Muitos pães, além de farinhas refinadas possuem inúmeros ingredientes químicos. Então, opte sempre pelos pães feitos apenas de farinhas, sementes, água/leite, fermento e sal.


O patê de frango deve ser feito, preferencialmente em casa, pois os que encontramos no mercado, em geral, são ricos em sódio, gordura e conservantes. O patê pode ser feito com frango desfiado, iogurte natural, cenoura ralada, salsinha e cebola picada, além de outras hortaliças e ervas.

Publicidade


Atenção para a escolha do iogurte: opte pelos iogurtes feitos apenas de leite e fermento. Ou faça seu próprio iogurte caseiro, como na nossa dica extra!


Esta receita é super prática e pode deixar pronta na geladeira para agilizar o dia-a-dia.

Publicidade


Pasta de Frango
Ingredientes:
• 1 peito de frango cozido e desfiado
• 1pote de iogurte natural
• ½ cenoura ralada
• Salsa picada e cebola à gosto


Modo de preparo:
Em uma tigela grande, coloque o frango desfiado, a cenoura ralada, o iogurte natural e a salsa e tempere. Com o auxílio de um garfo, misture bem, até obter uma pasta homogênea. Sirva como acompanhamento de torradas ou recheio de sanduíches.

Publicidade


O suco de laranja e acerola é uma ótima combinação de vitamínica C, que fortalece o sistema imunológico. É interessante que o suco seja feito um pouco antes de fechar a lancheira para não perder nutrientes importantes! Sucos naturais são mais saudáveis, pois apresentam sabor adocicado natural e outros compostos excelentes para a saúde! . Prefira frutas in natura e que estão na época.


Tapioca com manteiga
Água de coco
Morangos


Este lanche apresenta alimentos culturalmente conhecidos: tapioca, água de coco e morangos. A tapioca é feita com a goma da mandioca, um alimento tipicamente brasileiro, e uma alternativa saudável para o lanche. Fácil de preparar e de combinar com diversos sabores, agrada os paladares de crianças e adultos. Uma ótima sugestão é colocar a mão na massa e chamar a criançada para a cozinha! Aqui, sugerimos uma versão simples com manteiga, mas os recheios podem ser variados: com ervas, queijo e tomate, com banana e canela, coco ralado, entre outros. Preparar o próprio alimento pode ser divertido para os pais, como também para as crianças, que participam e aprendem de onde realmente vêm os alimentos!


Tapioca com manteiga
1. Peneirar a goma;
2. Em uma frigideira, fazer uma cama com a goma e levar ao fogo por 2 minutos;
3. Virar o lado e esperar mais 2 minutos;
4. Rechear a tapioca com manteiga e dobrar formando um leque.
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros.

Sobre a água de coco, vale ressaltar que devemos dar a preferência pela água extraída diretamente do coco, evitando comprar aquelas industrializadas com adição de açúcar ou conservantes. Caso opte pela água de coco envasada, fique de olho na lista de ingredientes!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade