Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Você sabe quais são as doenças mais perigosas do mundo?

Redação Bonde
30 mai 2016 às 15:13
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou uma reunião com cientistas de diferentes áreas para identificar os agentes patogênicos que supostamente podem causar graves surtos no futuro. O resultado foi uma lista de oito doenças que deverão ser priorizadas pelo sistema de saúde no mundo todo para que estes surtos não venham se disseminar entre a população.

Conheça as doenças mortais consideradas as mais perigosas do mundo tendo como base a alta taxa de infecção e seu potencial para causar surtos graves no futuro:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1º lugar: Febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF)
Transmitida por um vírus através do carrapato, que se aliemntam de sangue de gado. Até o momento não existe vacina disponível e a taxa de mortalidade é de 40%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


2º lugar: Febre hemorrágica de Marburg
Considerada uma virose natural causadora de uma hemorragia fulminante ligada a uma síndrome severa de choque com grande taxa de mortalidade. Pode ser transmitida por morcegos frutívoros ou humanos.

Publicidade


3º lugar: Febre de Lassa
A infecção pode ser causada pela exposição a excrementos de animais através da respiração ou pelo trato gastrointestinal. Causa também uma febre hemorrágica causada pelo vírus de RNA chamado de Lassa.


4º lugar: Ebola
Causada por um vírus fatal que causa hemorragia severa nos órgãos internos. O vírus é ativo da África, local que ocorre vários surtos e sua taxa de mortalidade é de 90%.

Publicidade


5º lugar: SARS
Também chamada de Síndrome Respiratória aguda grave ou Pneumonia Asiática, causa muita dor de cabeça, desconforto geral e dores por todo o corpo. De 2 a 7 dias, o paciente pode apresentar boca seca e problemas na respiração.


6º lugar: MERS
Conhecida também como síndrome respiratória do Oriente Médio, é causada por um coronavírus que gera graves problemas respiratórios severos, além de tosse e febre. Ainda não se sabe como o contágio ocorre, mas tem origem animal e por meio de secreções humanas.

Publicidade


7º lugar: Febre do Vale Rift
É caracterizada por ser uma zoonose viral aguda transmitido por mosquitos infectados por RNA, como o Aedes e Culex. Pode causar febre, cefaleia, mialgia e alterações hepáticas. Sua taxa de mortalidade é 1% e @% é o total de pacientes que evoluem para quadros hemorrágicos.


8º lugar: Nipah
Doença causada por um vírus altamente infeccioso cujo hospedeiro são os morcegos frutívoros e provocam síndromes respiratórias agudas e encefalite. Além disso, possui uma taxa de mortalidade entre humanos que supera os 90%.

(com informações do site Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade