Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique por dentro

Você sabe quais são os principais testes de alergia?

Redação Bonde
21 ago 2015 às 15:05
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O teste de alergia é um tipo de exame de diagnóstico que serve para saber se a pessoa tem ou não algum tipo de alergia de pele, alergia alimentar, medicamentosa ou até respiratória.

Geralmente, o teste de alergia é feito no consultório do alergologista ou dermatologista, e é recomendado quando o individuo apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele. Esses testes também podem ser feitos através de exames de sangue que determinam quais as substâncias dos alimentos ou ambiente têm maior risco de provocar alergia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como é feito o teste de alergia?
Para fazer o teste de alergia deve-se consultar um alergologista que, dependendo do tipo de alergia, irá recomendar um dos seguintes testes de alergia na pele:

Teste de alergia no antebraço:
deixa-se pingar, no antebraço do paciente, algumas gotas da substância que se pensa causar alergia ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Teste de alergia nas costas: também conhecida por teste de alergia de contacto, consiste em colar uma fita adesiva nas costas do paciente com uma pequena quantidade da substância que se julga causar alergia ao paciente, depois deve-se esperar até 48 horas e observar se surge alguma reação na pele.

Publicidade


Os testes de alergia cutâneos podem ser feitos para detetar uma alergia em qualquer pessoa, incluindo em bebês, e a reação positiva consiste na formação de uma bolha vermelha, como uma picada de mosquito, que leva ao inchaço e coceira no local.


Além destes testes, o paciente pode fazer um exame de sangue para avaliar se existem substâncias no sangue que indicam se o indivíduo tem algum tipo de alergia.

Publicidade


No caso de alergia alimentar, como alergia ao leite, glúten ou ao camarão, por exemplo, o médico pode recomendar ainda a realização de um teste de provocação oral, que consiste em ingerir uma pequena quantidade do alimento que causa alergia e verificar a reação. Para saber mais sobre Alergia alimentar consulte Alergia alimentar.


O preparo para o teste de alergia deve incluir:
Eliminar o uso de anti-histamínicos, como Hidroxizina ou Clemastina, por exemplo, duas semanas antes de realizar qualquer teste de alergia, pois pode interferir com os resultados, impedindo a reação à substância a que é alérgico;


Evitar a aplicação de cremes na pele, já que pode levar a um resultado errado, quando realiza teste de alergia cutâneo.

Além destas orientações, o paciente deve cumprir todas as indicações especificas que o médico indicou, para que o teste de alergias informe corretamente a causa da alergia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade