Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quarta-feira, 16 de Abril de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
25º / 15º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Educação
19/09/2012 -- 18h55

Peroba de 500 anos será erradicada no campus da UEL

Redação Bonde com Agência UEL
QR:
 

Por estar condenada, oferecendo riscos de acidentes no Campus Universitário, a peroba rosa localizada em frente à Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL deverá ser erradicada nos próximos dias, em uma operação que envolverá o acompanhamento de biólogos, engenheiros, eletricistas e servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU). O corte foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em virtude dos riscos que oferece.

Trata-se da peroba mais antiga da UEL, com aproximadamente 40 metros de altura. Estima-se que a árvore tenha em torno de 500 anos. Segundo o prefeito do Campus, Teodósio Antônio da Silva, será necessário montar uma mega operação visando a segurança de prédios, rede de alta tensão e de pessoas. Ele explicou que será preciso contratar um ou dois caminhões Munck, que possuem braço hidráulico com grande capacidade de carga.

De acordo com o prefeito, a operação está em fase final de planejamento e envolverá também o acompanhamento de professores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), uma vez que a peroba abriga em seu tronco colméias de abelhas e diversas orquídeas. Como o corte envolve dezenas de pessoas e equipamentos de grande porte, provavelmente será programado em um final de semana.

Ele explicou que a Sema solicitou o replantio de exemplares de perobas e de outras espécies, como compensação ao corte. Segundo o prefeito, anualmente a UEL amplia o Bosque Perobal, localizado nas proximidades do Restaurante Universitário (RU). Segundo a Divisão de Jardinagem da PCU, o Campus Universitário abriga hoje 14 exemplares de peroba rosa, que literalmente resistem ao tempo.

Após o corte, toda a madeira da velha árvore deverá ser beneficiada e posteriormente vai para Divisão de Produção e Apoio da Diretoria de Projetos, Obras e Manutenção. A proposta é utilizar o material nobre visando inovações e troca de parte do mobiliário da UEL.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 16/04/2014 21:22
PUBLICIDADE
Carregando ...
 
PUBLICIDADE