Bonde - O Maior Portal do Paraná
Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
26º / 20º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Educação
14/07/2008 -- 21:40

A pizza foi criada no terceiro século antes de Cristo

Redação Bonde
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A história das pizzas remete às colônias gregas da Magna, atual sudeste italiano. No terceiro século antes de Cristo há relatos de um alimento similar à pizza. Evidência complementar foi encontrada nas ruínas de Pompéia, datadas de 79 A.C., onde os arqueólogos escavaram estabelecimentos bastante similares com as pizzarias modernas.

Conta-se também que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou à Europa, trazido por Cristóvão Colombo, e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita.

Tomate

Acreditava-se, primeiramente, que o tomate fosse venenoso quando ele chegou à Europa no século 16. Porém, no final do século 18, o tomate já havia sido adicionado como ingrediente da pizza, que ganhou popularidade em Nápoles.

Popularidade

Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes. À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente.

Pizzaiolo

O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.

Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolveu fazer a pizza com as cores da bandeira italiana - branco, vermelho e verde. A rainha gostou tanto da pizza que Don Rafaelle a batizou com o seu nome.

Consumo

Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de São Paulo, a Grande São Paulo possui cerca de 5.850 pizzarias (entre as tradicionais, deliverys e restaurantes que possuem fornos de pizzas), onde são consumidas cerca de 42,9 milhões de pizzas por mês, ou seja, cerca de 1 milhão e quatrocentos mil ao dia.

No dia 10 de julho, comemora-se o Dia da Pizza.
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/12/2014 17:57
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE