Bonde - O Maior Portal do Paraná
Sábado, 01 de Novembro de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
29º / 20º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook Youtube - Vídeos
Saúde
17/09/2012 -- 15h14

Como evitar o aparecimento da indesejável 'boqueira'?

A inflamação que acontece nos cantos da boca (comissura labial) se caracteriza pelo inchaço, ardência, descamação e fissuras no local

Sua saúde - Folha de Londrina
QR:
Add to Flipboard Magazine.

A comissurite é um processo inflamatório que acomete os cantos da boca (comissura labial) conhecido popularmente como ''boqueira'', além de perleche ou queilite angular. Caracteriza-se por discreto inchaço, ardência, descamação e fissuras no local. Pode ser uni ou bilateral e ter contaminação fúngica ou bacteriana associada.

Tem vários fatores predisponentes. O mais frequente é pelo acúmulo de saliva no local, que pode ser por uso de aparelhos ortodônticos, pelo hábito de lamber o local (principalmente crianças), pelo uso de próteses dentárias mal-adaptadas e, em idosos, pela queda do lábio superior sobre o inferior no processo normal de envelhecimento.

Também pode ocorrer pela ação irritante de algum medicamento ou creme dental, pelo uso de isotretinoina oral para tratamento de acne, por deficiência nutricional e em algumas condições em que a imunidade do individuo se encontra comprometida, como diabetes mellitus, câncer, transplantes, Aids.

Quanto ao tratamento, geralmente os sinais e sintomas são rapidamente aliviados pelo uso de cremes locais que tratam a inflamação, além de combaterem fungos ou bactérias que acabam por contaminar a lesão. Mas nos casos crônicos ou recidivantes é de fundamental importância a eliminação dos fatores desencadeantes. Eliminar agentes irritantes como cremes dentais muito abrasivos, melhorar a higiene bucal, principalmente dos aparelhos ortodônticos ou proteses dentárias, adequar essas próteses com o cirurgião-dentista, tratar doença de base (como, por exemplo, controlar a glicemia em pacientes com diabetes mellitus), tratar deficiências nutritivas quando presentes e, em alguns casos, até mesmo a realização de uma cirurgia plástica para levantar os cantos da boca, evitando-se assim o acúmulo de saliva.

Aline Anizelli Borba, dermatologista (Londrina)
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 31/10/2014 23:46
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE