Bonde - O Maior Portal do Paraná
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
29º / 13º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Saúde
22/10/2010 -- 16h09

Que cuidados tomar após utilizar o 'botox'?

A toxina é injetada diretamente nas áreas a serem tratadas, agindo por meio do bloqueio do impulso nervoso aos músculos

Sua Saúde - Folha de Londrina
QR:
 

A toxina botulínica para uso cosmético, conhecida pelo seu nome comercial ''Botox'', é produzida por uma bactéria denominada Clostridium botulinum, e atua causando um relaxamento dos músculos nos quais é injetada, atenuando as linhas de expressão como as da região frontal, glabelar (entre os supercílios) e lateral dos olhos (''pés-de-galinha'').

Como é usada apenas em pequenas quantidades não existe risco de efeitos colaterais sistêmicos. Os pacientes apresentam apenas um leve desconforto no local das aplicações. A toxina é injetada diretamente nas áreas a serem tratadas, agindo por meio do bloqueio do impulso nervoso aos músculos, enfraquecendo-os por alguns meses. Deve-se evitar tocar ou massagear as regiões que foram submetidas à aplicação, e não se deitar por 4 horas após o procedimento.

Os primeiros resultados são visíveis em aproximadamente quatro dias e os efeitos terapêuticos máximos alcançados em torno de 15 dias. A duração do efeito após a aplicação varia de paciente para paciente, sendo em média de três a oito meses.

Entende-se por preenchimento a técnica utilizada para o aumento de volume dos lábios e correção dos sulcos nasogenianos (bigode chinês). O tratamento é realizado por meio da injeção de substâncias específicas, que podem ser absorvíveis (temporárias) ou inabsorvíveis (permanentes).

Devido às vantagens observadas na prática, prefere-se o ácido hialurônico, que é absorvível. Este ácido, que é responsável pela retenção de água na pele, é um elemento encontrado naturalmente nos tecidos, mas com o passar do tempo, pela ação do sol e pelo próprio processo de envelhecimento intrínseco, há uma diminuição em sua concentração.

Logo após o procedimento pode haver discreto desconforto, vermelhidão, equimose e/ou edema (inchaço) local, que desaparecem em poucos dias. Os resultados são mantidos por um período médio de seis a 12 meses, quando então o procedimento deve ser repetido para a manutenção dos resultados.

Leandro Neme, dermatologista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 20/08/2014 23:33
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE