Bonde - O Maior Portal do Paraná
Terça-feira, 22 de Julho de 2014. | Bem-vindo usuário! Faça login ou cadastre-se.
25º / 11º Londrina - PR Outras Cidades Google Twitter Whatsapp - (43) 9124-1630 Facebook
Casa e Decoração
05/03/2010 -- 07h55

Veja como reparar problemas dos tradicionais tacos

Folha Casa & Conforto
QR:
 

Em minha casa a maioria dos ambientes possui piso de taco. Alguns deles estão sem rejunte, mas não estão soltos. O problema é que a falta de rejunte facilita o acúmulo de poeira. Qual a melhor forma de resolver o problema?

A grande preocupação do taco é a umidade, porque quando volta a secar, tende a deformar e soltar. Quando há mais umidade, a madeira, por ser um material orgânico, interage com o ambiente e se move constantemente em movimento que chamamos de dilatação. Quando o clima é seco, ocorre o movimento de contração.

Divulgação/IndusParquet


Por isso a importância dos espaços entre os tacos. Eles permitem que a expansão aconteça, pois se na hora da dilatação não houver um espaço, essa dilatação resultará no descolamento dos tacos e com isso eles tendem a soltar.

Quando o rejunte dos tacos se solta, temos que recorrer à calafetação, que é um meio de vedar essas juntas com um material adequado. Não se deve calafetar apenas o trecho danificado, pois isso pode deixar o piso irregular.

O ideal é fazer a calafetação com uma massa específica e o serviço deve ser executado por um técnico especializado. O processo deve ser feito em etapas. Primeiro o piso é lixado, usando, para isso, lixas e máquinas específicas. Logo após esse processo, elimina-se o pó que ficou nas frestas e faz-se a calafetação dos tacos com massa específica. Essa massa é disponível em várias tonalidades, por isso preste atenção na cor do seu taco, pois o rejunte deve acompanhar a cor da madeira.

Após a calafetação completa, o piso deve ser lixado novamente em duas etapas e, em seguida, receber um verniz para acabamento de pisos de madeira.

*Alexandro Gasparini Larocca, arquiteto e urbanista
Abaixo, usuários do Facebook que comentaram outras notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/07/2014 18:29
PUBLICIDADE
Carregando ...
PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE