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12/02/2009 -- 09:15

Saiba quais alimentos espantam a fome, sem engordar

Alguns alimentos saciam a fome por mais tempo. Veja qual é o alimento certo para cada hora do dia

Redação Bonde
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Para cada tipo de refeição existem alimentos menos calóricos e que ajudam a tirar a fome. Na lista abaixo, você vai perceber que alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas são excelentes para manter a fome por mais tempo distante.


CAFÉ DA MANHÃ


Abacaxi
Por ser rico em fibras, uma fatia pela manhã manterá o estômago ocupado por mais tempo. Esta fruta também é muito rica em vitaminas e minerais.

Aveia
Um mingau de aveia também tem o poder de saciar por mais tempo. Sua fibras se transformam numa espécie de gel que demora para ser digerido. Pode também ser consumida com frutas ou iogurte.

Pão integral
As fibras dos grãos do pão integral satisfazem por mais tempo e mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrado, mantendo a fome distante por mais tempo que o consumo do pão branco.

Ovo
Comer ovo pela manhã mantém o organismo por mais tempo saciado. O ovo é um nutriente protéico, que exige uma digestão lenta.

Queijo branco
Assim como o ovo, o queijo possui proteína e demora mais para ser digerido pelo organismo.


ALMOÇO


Arroz integral
Por ter mais fibras demora mais para ser digerido do que o arroz branco. Por manter o estômago cheio por mais tempo, a fome demora para voltar..

Farelo de trigo
Misturar o farelo de trigo ao arroz ou massas provoca uma redução do índice glicêmico dos alimentos favorendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Abóbora
A abóbora possui muita fibra e, o melhor, pouca caloria (cada 100 gramas apenas 33 calorias).

Cenoura
Por ter uma textura mais firme, a cenoura exige uma maior mastigação e o cérebro entende que grande quantidade de alimento está sendo ingerida e a fome vai embora mais rápido.


JANTAR


Peito de peru
Por possuir menos gordura, durante a digestão do peito de peru, o organismo libera uma hormônio chamado colescistocinina, que acaba com a gula. Pode parecer estranho, mas para emagrecer, o corpo precisa de gordura de boa qualidade, sem exceder 10% das calorias diárias.

Tofu
O queijo de soja tem proteína que demora para ser digerida, espantando a fome e ainda é pouco calórico . Para cada 100 gramas, apenas 40 calorias.

Folhas Verdes
Uma salada de folhas verdes é excelente fonte de fibras e demora para ser ingerida, enganando o cérebro, que pensa que muita comida está sendo ingerida.


LANCHES


Banana
Rica em fibras, mantém o organismo saciado por mais tempo. Esta fruta contém ferro, potássio e
triptofano, substâncias que reduzem a compulsão por comida. Por ser rica em caloria, a banana não pode ser consumida à vontade. Cuidado cada banana tem cerca de 90 calorias.

Iogurte
É um alimento rico em proteína, evitando que a fome volte rápido. Se consumido com aveia, a sensação de saciedade será ampliada por mais tempo.

Barra de cereais
Uma barra de cereal tem pouca caloria, saciam por mais tempo fazem o intestino funcionar melhor. As castanhas, cereais e frutas secas espantam a fome e dão maior vitalidade. Dê preferência, a barra de cereais com pouca ou nenhuma adição de açúcar.

Damasco
O damasco desidratado só tem o açúcar da fruta (frutose) e é reica em fibras. Uma unidade contém 20 calorias, portanto cuidado não coma muitas unidades de uma vez.

Amendoim
O amendoim possui gordura boa que regula o açúcar no sangue e prolonga a sensação de saciedade. Só não pode ser consumido em excesso. A cada 10 gramas, 55 calorias.
Mas não exagere: 10 g têm 55 calorias.

Biscoito com fibras
Entre uma refeição e outro é excelente opção. Só que também deve ser consumida com cuidado pois, em excesso, engorda..

Soja tostada
A soja tostada é rica em fibras e isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, substância que equilibram os hormônios femininos, maneirando a gula.


SOBREMESA


Gelatina
Gelatina diet de sobremesa espanta a vontade de comer doce e tem pouca caloria. A gelatina pssui proteína e muita água, deixando o estômago trabalhar por mais tempo.

Melancia
Rica em fibras e água, a melancia é uma boa aliada para espantar a fome.


BEBIDAS


Suco de limão
O azedo do limão inibe a vontade de comer doces e mata a fome. Seu sabor tem o poder de saturar as papilas gustativas.

Chá de ervas
Por ter efeito calmante, os chás em geral, enganam bem o estômago. Veja alguns exemplos: o chá de capim cidreira reduz a compulsão por comida, o verde queima gordura ao acelerar o metabolismo e de cravo e canela diminui o desejo por doce.

Café
O café também tem o poder de satisfazer as papilas gustativas devido seu forte sabor.

ÁGUA
A água ocupa aquele espaço vazio de seu estômago que está fazendo com que você sonhe em comer doces ou alimentos calóricos. Ao tomar um copo de água está sensação de vazio vai passar e você ficará mais um tempo tranquila.

DICA
Como o organismo leva 20 minutos para mandar a fome embora, é aconselhável mastigar por mais tempo os alimentos. Assim, com certeza, você irá ingerir menos alimentos.

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