22/11/17
30º/17ºLONDRINA
 -
 -
20/11/2017 - 01:02
Imprimir Comunicar erro mais opções
O escritor e tradutor Rubens Figueiredo ministra uma oficina de tradução na Biblioteca Pública do Paraná nos dias 21, 22 e 23 de novembro. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 12 de novembro por meio de um formulário disponível no site da BPP. Serão selecionadas 30 pessoas, maiores de 18 anos, por ordem de inscrição. Juntamente com as informações pessoais, o candidato deve enviar a tradução de um texto sugerido por Figueiredo. Mais informações (41) 3221-4974.

Chamada de "Breve Oficina de Tradução Literária do Inglês para o Português", o curso, segundo Figueiredo, será eminentemente prático. Os participantes vão produzir a tradução dos textos originais propostos previamente e trazer o resultado de seu trabalho para a aula. As traduções dos alunos serão examinadas e discutidas coletivamente, sob a orientação do professor. No decorrer das atividades, porém, alguns conceitos teóricos serão discutidos, sempre à luz de questões concretas.

Rubéns Figueiredo
"Para os fins da oficina, não importa que o nível de experiência dos alunos em relação à atividade da tradução seja diversificado. Ao contrário, se espera que isso seja produtivo. Pois, ao enfrentar problemas de tradução, o objetivo é buscar o desenvolvimento da consciência crítica relativa às escolhas envolvidas no trabalho do tradutor", diz Figueiredo. Os textos originais serão em língua inglesa, em prosa, ficcionais ou ensaísticos, com destaque para o tratamento literário da linguagem.

Formado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Figueiredo é tradutor há 27 anos. Já verteu para o português obras de autores como Fiodor Dostoiévski, Leon Tolstói, Martin Amis e Philip Roth. Por sua atuação na tradução, ganhou prêmios da Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e Associação Paulista de Críticos de Arte. Sua produção de ficção inclui, entre outros livros, a reunião de contos As palavras secretas (prêmios Jabuti e Arthur Azevedo) e os romances Barco a seco (Prêmio Jabuti) e Passageiro do fim do dia (Prêmio Portugal Telecom).

Serviço
Oficina de Tradução, com Rubens Figueiredo
Dias 21, 22 e 23 de novembro, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 — Curitiba/PR)
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 12 de novembro por meio do formulário disponível no site da BPP
Serão selecionadas 30 pessoas, maiores de 18 anos, por ordem de inscrição
Mais informações: (41) 3221-4974
Fonte: Imprensa BPP
Biblioteca Pública do Paraná
15/11/2017 - 02:58
Imprimir Comunicar erro mais opções
A Biblioteca Pública do Paraná realiza nesta sexta-feira (17) mais uma edição do projeto "Aventuras Literárias". A convidada é a escritora Áurea Luz, que na ocasião lança o livro infantojuveil Majuí. A obra retrata as aventuras e pensamentos de um pequeno índio nascido em uma aldeia do Paraná. A escritora e o ilustrador João Ovizke conversam com os leitores da Biblioteca auditório da BPP, às 14h30, com entrada franca.

Nascida em Cascavel, Áurea Luz é radicada em Guarapuava. Faz parte da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e é autora de cinco livros de poesia. Majuí é sua publicação mais recente.

João Ovizke é ilustrador, graduado em História e Especialista em História, Arte e Cultura. Atua como produtor editorial e já ilustrou outras obras de Áurea Luz, como os livros Verso e meio, Risadinha, Eco lógico e Chapeuzinho vermelho e lobo guará.

Foto Divulgação - BPP
Foto Divulgação - BPP


Serviço:
"Aventuras Literárias", com Áurea Luz e João Ovizke
17 de novembro, às 14h30, no Auditório da BPP
R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR
Entrada franca
Mais informações: (41) 3221-4980

Fonte: BPP
10/11/2017 - 16:19
Imprimir Comunicar erro mais opções
Local: Colégio Unidade Polo
Responsável: Roberth Fabris
Homenagem aos escritores de nossa cidade canção.
Poeta Jaime Vieira Pioneira
Agenir Leonardo Victor.

Programação do Evento

. Oração Pai nosso em português e inglês - já é tradição em eventos de Thanksgiving em todo o país...
·Apresentação Cultural
·Exibição de um episódio do desenho Pica-Pau, considerado um dos melhores pelos dois escritores.
·Convidados especiais da ALM e UNIJORE recitam poemas dos escritores (01 de cada instituição)
·Homenagem do Unidade Polo - fala dos escritores homenageados
·Encerramento com o Café literário em que vai ser feito a partilha dos alimentos trazidos em forma de dar graças ao Bom Deus.

Os autores estarão autografando os livros comprados no dia do evento ao preço especial de vinte reais, sendo que metade da renda vai para os projetos culturais Mundo Geek temporada 2018.

Jaime Vieira é poeta premiado, e membro fundador da Academia de Letras de Maringá.

Pede-se para todos os participantes do evento colaborar com o café literário. Todos levarem refrigerante ou suco, e um prato de salgado ou doce, para a comunhão do café literário.

07/11/2017 - 17:33
Imprimir Comunicar erro mais opções
Homenagem ao Dia Internacional da Palavra do Museu da Palavra que é festajado em 23 de novembro.

Para festejar o "Dia Internacional da Palavra", Isabel Furini convida os poetas para participar da Homenagem à PALAVRA COMO VÍNCULO DA HUMANIDADE.
Cada autor poderá enviar um (1) poema ou dois (2) poemas. Sem limite de versos (linhas).
Os poemas serão publicados por ordem de chegada.

Os poemas devem ser enviados para o e-mail: [email protected], até 20 de novembro de 2017.

Esclarecimento:
a)Os poemas devem referir-se à palavra no aspecto positivo. A palavra como ponte para a amizade, para o amor, para a harmonia, para a união da humanidade.
b) Poemas com mensagens políticas, racistas, ofendendo crenças ou com palavrões não serão publicados.
c) Os poemas podem estar escritos em língua portuguesa ou espanhola.
d) Todos os poemas com o tema A PALAVRA, recebidos até 20 de novembro de 2017, serão publicados nesta revista gratuitamente NO DIA INTERNACIONAL DA PALAVRA.

01/11/2017 - 13:33
Imprimir Comunicar erro mais opções

Fotografia e Arte Digital de Isabel Furini

O LOUCO

corria perto do abismo
caçando momentos de felicidade

assegurava
uma rede para capturar borboletas
(com sua mão direita)
quando percebeu que sua vida era uma mistura
de belas flores violetas e de espinhosos cardos

de repente percebeu uma flor amarela com bordas azuis
para caçar essa flor única e esse instante único
só precisava voar!
e voou lúcido e sozinho rumo à eternidade

os enfermeiros comentavam que morreu
tentando pular do muro lateral do hospital.

Isabel Furini
Isabel Furini
 
Isabel Furini, escritora e educadora. Recebeu prêmios em concursos de poesia e de contos. Publicou 15 livros, entre eles: Mensagens das Flores e Ele e outros contos. Também escreve para o público infanto-juvenil. É autora da coleção "Corujinha e os Filósofos" da Editora Bolsa Nacional do Livro de Curitiba.



ARQUIVO
Mês
Ano
AVISO: Opiniões e informações contidas nos blogs hospedados nesta plataforma são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem os valores do Portal Bonde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE