Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tragédia no Sul

Fecomércio prevê alta nos preços dos alimentos causados pelas fortes chuvas no RS

Daniel Mello - Agência Brasil
08 mai 2024 às 19:00
- FAB
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril devem levar a uma alta dos preços dos alimentos, prevê a Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Segundo a entidade, há o risco tanto de perda de produtos como também impactos no transporte de mercadorias.


Entre os produtos que devem ter os preços afetados estão, de acordo com a Fecomercio, os derivados de leite e o arroz. “O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, e embora pouco mais de 80% da safra tenha sido colhida, ainda não dá para saber se os estoques foram atingidos ou quanto da parcela restante foi perdida”, diz a nota da federação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os alagamentos e os danos à infraestrutura do estado podem, segundo a entidade, afetar a logística do transporte de arroz e de frutas tradicionais da região, como uva, pêssego e maçã. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Financiamento de operações

Saiba como é possível investir no agronegócio sem ter um pedaço de terra

Imagem de destaque
Pesquisa

Taxa de desemprego no Brasil fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Imagem de destaque
Placas 1 e 2 nesta sexta

Prazo para pagamento da última parcela do IPVA 2024 para placas 3 e 4 vence nesta segunda

Imagem de destaque
Aguarda homologação

Polishop pede recuperação judicial e declara R$ 352 milhões em dívidas


“A criação de gado para produção de leite, que deve ser impactada com a perda de vacas e pasto, além da ingestão, por esses animais, de água sem qualidade, em razão das condições atuais do local”, acrescenta a análise divulgada pela federação.

Publicidade


Apesar de enfatizar os problemas que devem afetar o abastecimentos de alimentos, a Fecomercio estima danos sistêmicos causados pelas chuvas. “A tragédia de Brumadinho, menor e mais localizada, provocou uma queda de 0,2% no PIB (Produto Interno do Brasileiro), soma de bens e de serviços produzidos no país em 2019, mais de R$ 20 bilhões em valores atuais. No Rio Grande do Sul, é muito provável, infelizmente, que os danos causados tenham impacto ainda maior para o PIB nacional”, comparou.


A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já contabilizou 100 mortes causadas pelas chuvas. Segundo o órgão, as inundações, deslizamentos e desmoronamentos afetam cerca de 1,45 milhão de pessoas em 417 municípios. Ficaram desabrigadas, 66,7 mil pessoas.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Sobe para 100 o número de mortos em tragédia no Rio Grande do Sul
No início da tarde desta quarta-feira (8), a Defesa Civil informa que o número de mortos no Rio Grande do Sul subiu para 100.
Imagem
Bruno Mars anuncia novas datas no Brasil após ter ingressos esgotados
Bruno Mars anunciou quatro novas datas para sua turnê no Brasil após os ingressos dos primeiros dias se esgotarem. Há novas datas para o Rio de Janeiro (5 de outubro), São Paulo (12 e 13 de outubro) e Brasília (18 de outubro).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade