Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017
12/06/2006 16:17
Aguda e crônica

Tosse e falta de ar são sintomas de bronquite

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Tosse seca ou produtiva podem ser manifestações da bronquite aguda. Na crônica, porém, a tosse é sempre produtiva e a expectoração, espessa. Falta de ar e chiado são outros sintomas da doença.

A bronquite é a inflamação dos brônquios que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos.

A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser uma infecção bacteriana. O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. Poeiras, poluentes ambientais e químicos também pioram o quadro.


A bronquite crônica instala-se como extensão da bronquite aguda e pode ser provocada unicamente pela fumaça do cigarro. Por isso, é conhecida por "tosse dos fumantes", por ser rara entre não-fumantes. A bronquite crônica aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.

Recomendações

* Não fume
* Utilize máscara quando necessário
* Tome bastate água
* Evite contato com pessoas resfriadas
* Não impeça a tosse produtiva
* Evite locais onde o ar seja seco demais

Qualquer sintoma, procure um médico imediatamente.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 24/02/2017 13:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: