Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Massacre

França relembra 3 anos do atentado contra Charlie Hebdo

ANSA
07 jan 2018 às 12:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A França amanheceu silenciosa neste domingo (7). Hoje, o país relembra o aniversário de três anos do atentado terrorista que dizimou a redação da revista satírica Charlie Hebdo. O massacre foi sucedido pelo ataque contra clientes do supermercado Hyper Cacher e pela morte de uma policial na periferia de Paris.

A cerimônia oficial começou por volta das 11h (local), quando o presidente francês, Emmanuel Macron, visitará a antiga sede da revista. Em seguida, o chefe de Estado prestará uma homenagem no boulevard Richard Lenoir, diante do monumento feito para o policial Ahmed Merabet, morto momentos depois após o atentado contra a revista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Logo após, Macron se dirigirá ao supermercado Hyper Cacher, na periferia de Paris. No dia 9 de janeiro de 2015, entre as 17 pessoas mantidas como reféns durante horas, quatro foram mortas pelo terrorista Amedy Coulibaly. O ataque de 7 de janeiro de 2015 aconteceu quando dois homens mascarados invadiram a redação do Charlie Hebdo, em Paris, gritando "Allahu Akbar" ("Alá é grande", em tradução livre) e abriram fogo contra as pessoas. Ao todo 12 funcionários da revista morreram, entre elas figuras mais emblemáticas da publicação. Os autores do atentado, os irmãos Said e Chérif Kouachi, pretendiam punir o periódico por ter divulgado uma caricatura do profeta Maomé. Até hoje, a investigação segue aberta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Pressão

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Imagem de destaque
Caso é investigado

Montanhista morre após cair de altura de 300 metros em escalada com amigos


Esse dia marcou o início de um "mundo novo" para o Charlie Hebdo, afirmam seus jornalistas em uma edição especial de aniversário, na qual detalham seu cotidiano, resumido na capa que mostra um homem atrás de uma porta blindada sob o título "Três anos em uma lata de conserva".


Ontem (6), as organizações Primavera Republicana, Liga Contra o Racismo e o Antissemitismo e o Comitê Laicidade República realizaram o ciclo de debates "Sempre Charlie!", no espaço Folies Bergere, em Paris.

Ao todo, 1,5 mil pessoas, incluindo os jornalistas sobreviventes, se reuniram no local, que contou com a presença do atual chefe de redação da revista, Gérard Biard, além do ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e representantes de movimentos pela liberdade de expressão, como a fundadora do Femen, Inna Shevchenko e a filósofa Elisabeth Badinter. O objetivo do evento era fazer um apelo simbólico para a luta contra todas as formas de "comunitarismo" étnico ou religioso e para a defesa dos princípios fundamentais da Reública: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. "Hoje, mais do que nunca, não há democracia sem secularismo, sem o direito de acreditar ou não acreditar", afirmou Biard à ANSA. (ANSA)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade