Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Protesto nacional

Brasília promete paralisação geral e estima 10 mil pessoas na Esplanada

Agência Estado
27 abr 2017 às 17:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Distrito Federal (GDF) montou um esquema especial de segurança para acompanhar a greve geral prevista para esta sexta-feira, 28, e eventuais protestos. São esperadas cerca de 10 mil pessoas nas manifestações que devem ocorrer na Esplanada dos Ministérios, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal.

Apesar da expectativa e planejamento do GDF, a instrução do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep-DF) é para que os funcionários públicos permaneçam em suas casas. "Quanto menos gente na Esplanada, melhor. A ideia é que as pessoas fiquem em casa, até mesmo porque não vai haver transporte público coletivo na sexta-feira. Queremos a Esplanada e a cidade vazia, pois é uma greve de produção e circulação", afirmou ontem à reportagem o secretário-geral do Sindsep, Oton Pereira Neves.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maioria dos serviços públicos de Brasília deve parar nesta sexta-feira, apesar de o governo do Distrito Federal ter informado que cortará o ponto de quem não for trabalhar na sexta-feira devido à greve geral. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindMetrô/DF) informou que vai aderir ao movimento nacional, com suspensão dos serviços por 24 horas, a partir da meia-noite de hoje.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Bluesky'

Lula adere a rede rival de Musk após movimento da esquerda contra X

Imagem de destaque
Briga de engravatados

Após ser chamado de ‘incompetente’ na ExpoLondrina, ministro de Lula reage

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento

Imagem de destaque

Presidente Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos


A Procuradoria Geral do Distrito Federal informou que entrou na tarde desta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região com pedido de manutenção da totalidade do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. No documento, a Procuradoria afirma que a paralisação causará um "verdadeiro caos na mobilidade urbana" de Brasília. "O Governo de Brasília reitera que, cumprindo a Lei Geral de Greve, haverá corte de ponto dos servidores públicos que aderirem ao movimento grevista", informou o GDF.

Publicidade


Os professores, conforme informações do Sindicato dos Professores da Rede Pública do DF (Sinpro-DF) e do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep-DF), também aderiram às paralisações.


Os bancos também estarão fechados. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (SEEBB-DF) decidiram cruzar os braços por 24 horas. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde-DF) também defendem a paralisação.

Publicidade


Os servidores do Detran já pararam nesta quinta-feira e prometem interrupção dos serviços por 48 horas, segundo informou Sindicato dos Trabalhadores em Atividades de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias (Sindetran-DF).


O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU no DF informou que também apoia a paralisação. O mesmo foi feito pelo Sindicato dos Urbanitários (STIU-DF), que chama a participação e adesão dos trabalhadores das empresas CEB, Furnas, Eletronorte e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Publicidade


A partir da meia-noite desta quinta-feira, os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios serão interditados para veículos, entre a rodoviária do Plano Piloto até a altura da Praça dos Três Poderes. Haverá reforço nas ações de policiamento na área central.


Uma força-tarefa formada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Novacap faz nesta quinta-feira o recolhimento de entulhos e objetos, como pedras e madeiras, próximo aos prédios ministeriais. "A ação tem o objetivo de atuar preventivamente para evitar o uso de material contundente contra manifestantes ou profissionais que estiverem envolvidos nos protestos", informou a SSP.

Foram destacados contingentes da Polícia Militar, Batalhão de Choque, Cavalaria e Rotam. Como tem ocorrido nas manifestações na Esplanada, os policiais vão realizar revistas nos manifestantes. Não será permitida, durante os protestos, a presença de objetos perfurantes ou cortantes, garrafas de vidro e outros tipos que possam causar ferimentos. Os policiais militares ainda serão distribuídos no gramado em frente ao Congresso Nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade