Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Maquiagem

Batom vermelho é a principal tendência da próxima temporada, dizem maquiadores da SPFW

Andreza de Oliveira - Folhapress
16 abr 2024 às 12:00
- Rodolfo Clix/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Delineados gráficos, olhos com sombras coloridas e até blush em tons alaranjados despontaram nas passarelas do último São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina que aconteceu de 9 a 14 de abril. Entrevistados pela Folha, maquiadores à frente de marcas participantes comentam tendências para a próxima estação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Naked nails

Por praticidade e estilo, mulheres aderem às unhas naturais

Imagem de destaque
Tendências

SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Aos 16 anos

Rayssa Leal é a primeira brasileira a ser embaixadora global da Louis Vuitton

Clássico e atemporal, o batom vermelho foi citado quase que como unanimidade. O item apareceu como a principal aposta para o outono/inverno entre os maquiadores entrevistados.

Publicidade


À frente da maquiagem da Amapo Jeans, que retornou às passarelas do evento neste ano e abordou, principalmente, a estética dos anos 2000, Ricardo dos Anjos acredita estarmos próximos do fim de movimentos estéticos como o clean girl -que vangloria, principalmente, a pele limpa e sem nada. "Vem caindo por terra já há umas duas temporadas. A maquiagem forte está voltando com força total", afirma.


Uma das apostas dele para os próximos meses é o bom e velho batom vermelho. "Serve na boca, na bochecha, no olho. Esfumou e passou. Mais clarinho para o dia e mais forte para a noite", completa.

Publicidade


Na mesma pegada, a maquiadora Katia Araujo cuidou da produção para os desfiles da Silvério e diz que a marca pensou em valorizar a beleza de cada modelo. Num desfile que revisitava o passado do estilista, quando ele ainda desenhava vestidos de noivas, a inspiração foram mulheres como Whitney Houston e Sade Adu.


Com dois tipos de maquiagem, a marca explorava dois extremos. A primeira, mais tradicional, tinha lábios vermelhos como os de Sade como referência, assim como as pálpebras levemente avermelhadas. "A gente brincou também com texturas matte para lábios e pele", diz Araujo, apontando que a pele levemente seca, ou soft matte, somada ao contorno, tem potencial para melhor estruturar e iluminar o rosto.

Publicidade


O segundo estilo de maquiagem utilizado pela Silvério foi mais acinzentado, flertando com a estética messy girl. "Não foi exatamente onde a gente se inspirou, mas sim, com certeza, flerta com essa estética. E dá para dizer que pode ser tendência para a próxima temporada, mesmo", afirmou.


Outra aposta da maquiadora é uma pele ainda radiante, mas com menos glow e um pouquinho mais matte. "Com pontos de radiância mais naturais, mas não como se um produto brilhante tivesse sido aplicado sobre essa pele", completa Araujo.

Publicidade


Ao trabalhar as questões de gênero, a marca não tem muita distinção entre maquiagem para homem ou para mulher. "A maquiagem não tem gênero. Antigamente, a gente só usava corretivo nos modelos, mas hoje a gente sempre põe um pouco de pele, sombras e lábios vermelhos também nos meninos", diz.


No mundo da moda -e fora dele- tem sido cada vez mais comum ver homens usando maquiagem. A LED, é uma das marcas que trabalha justamente com a proposta agênero. "A necessaire do homem hoje tem muito mais itens do que só um corretivo, tem hidratante, às vezes um brilhinho, e a gente tem trazido todas essas possibilidades para as passarelas", diz Eri Nascimento, maquiador da grife no desfile.

Publicidade


Bonita, viçosa e com saúde, a proposta da marca foi tentar reproduzir a pele de alguém que namorou, como o próprio maquiador disse. Técnicas com pouca selagem, só em pontos específicos, e um olho bem iluminado, foram as principais utilizadas nos modelos.


No dia a dia, no entanto, ainda é possível acompanhar a mesma ideia. "Pode ser com o uso de um gloss, ou com um ponto de luz de iluminador, seja abaixo da sobrancelha ou no canto interno do olho", completa Nascimento.

Publicidade


Para essa próxima temporada de outono/inverno, ele também aposta no tradicional batom vermelho para trazer um calor maior, como ele mesmo diz.


Com a proposta de valorizar a beleza de cada modelo, Jana Marques, maquiadora de Walério Araújo, acredita que os destaques da próxima estação serão olhos e boca em destaque. "A gente tá vindo muito com batom vermelho, que tem mais a ver com esse tempo mais fechadinho."


A dica principal dela, entretanto, é no cuidado com a pele, o famoso skincare, para melhores resultados da maquiagem.


Maquiador da Dendezeiro, Gotan usou e abusou da make azul, no drama do contorno dos olhos, na expressividade, no destaque do olho e na boca como um referencial. "Esse foi o nosso foco, porque, de certa forma, a coleção toda, ela tem uma energia muito bucólica e melancólica", diz.


Segundo ele, o tom foi usado também porque os olhos em destaque vão voltar com tudo. "É a aposta para mim, desses próximos seis meses. O que antes era só uma pele e olho nada, agora é ao contrário".


Outra tendência da grife foi o uso de cílios para deixar os olhos com aspecto teatral. Para isso, foram usados também produtos líquidos. "Quando você usa uma base, o ideal é depositar a sombra por cima para selar e a pele ficar sempre intacta. E, assim, pode usar na passarela, mas também em um festival", completa Gotan.


Imagem
SPFW destaca cabelos volumosos com texturas, faixas e coques na passarela
Além das tendências de moda para a próxima estação, a passarela da 57ª edição da São Paulo Fashion Week, evento que terminou no domingo (14), apresentou os destaques no universo da beleza, com penteados variados e acessórios de cabelo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade