Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

AEN
08 dez 2023 às 16:42
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Vestibular de Verão 2023 da UEM (Universidade Estadual de Maringá) será realizado neste domingo (10), das 13h50 às 19h, conforme o horário de Brasília, com aplicações em 12 municípios paranaenses.


As salas de prova abrem às 13h20, mas a CVU (Comissão Central do Vestibular Unificado) informa que os portões dos locais de prova estarão abertos desde o 12h, para permitir que os candidatos cheguem com bastante antecedência. Ao todo, 8.797 vestibulandos concorrem a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Maringá, as provas serão exclusivamente no câmpus-sede da UEM. Candidatos também prestarão o vestibular em outras 11 cidades do Paraná:  Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama, conforme opção feita no momento da inscrição. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


As alterações no formato do exame determinadas pela CVU no início do ano e já implantadas no Vestibular de Inverno, em agosto, seguem válidas para a avaliação deste domingo. 

Publicidade


A principal mudança foi a extinção da prova de conhecimentos específicos, a fim de que o candidato pudesse optar por até três cursos diferentes no momento da inscrição. Dessa forma, o teste será constituído por 50 questões de alternativas múltiplas, divididas entre as áreas de conhecimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de uma redação.


Segundo a CVU, as alterações implantadas no último concurso surtiram efeitos imediatos, como o registro do menor índice de abstenção dos últimos 15 anos, além de um melhor aproveitamento das vagas ofertadas. 

Publicidade


Nos anos de 2021 e 2022, por exemplo, 21% das vagas não foram preenchidas, mesmo antes do período de matrículas. Isso significa que, em média, 480 vagas ficaram ociosas imediatamente, após a divulgação do resultado do vestibular. Com as mudanças no formato, o índice de vagas não preenchidas caiu para 3,4% no Vestibular de Inverno 2023.


Alguns cursos que registraram vagas ociosas nos anos anteriores, agora têm candidatos em lista de espera para as vagas ofertadas no primeiro vestibular do ano. É o caso da graduação em Engenharia Agrícola, desenvolvida no Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha. A expectativa é que o cenário positivo se repita para o Vestibular de Verão 2023.

Publicidade


De acordo com dados obtidos pelo questionário socioeconômico da CVU, 80,65% dos candidatos são nascidos no Paraná. Destes, 38,49% residem na cidade de Maringá. Quanto à cor ou raça, 72,08% dos inscritos se identificam como brancos, 19,42% como pardos, 4,68% como amarelos, 3,75% como pretos e 0,07% como indígenas.


Os cursos mais concorridos desta edição do vestibular são Medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).

Publicidade


O gabarito provisório da prova estará disponível na segunda-feira (11), a partir das 10h. Já o resultado final do vestibular será divulgado em 25 de janeiro de 2024. Essas e outras informações poderão ser consultadas no site oficial do Vestibular de Verão 2023.


Orientações para o dia da prova:

Publicidade


- Os estudantes deverão ingressar nas salas de prova entre 13h20 e 13h50. A CVU reforça que os vestibulandos devem sair de casa com bastante antecedência, uma vez que o deslocamento pode ser mais lento que o usual, devido ao tráfego de pedestres e veículos. A recomendação é chegar, pelo menos, uma hora antes do início das provas.


- Os candidatos devem portar documento oficial de identificação com foto. Também serão aceitos documentos no formato digital, em aplicativo oficial. Caso seja necessário uso de internet para a visualização do documento, a CVU informa que não fornecerá rede para esse fim. É responsabilidade do candidato verificar antecipadamente a cobertura de sua operadora no local de prova.

Publicidade


- Para o preenchimento da folha de respostas, o vestibulando deve usar, exclusivamente, caneta esferográfica com tinta azul-escura e corpo transparente. Também é permitido o uso de lápis grafite e borracha no decorrer da avaliação. Conforme o regulamento, é proibido o uso de caneta opaca, lapiseira, corretivos e caneta marca texto, bem como dicionários, livros, calculadora, telefone celular e aparelhos eletrônicos em geral, entre outros.


- Durante a prova, os candidatos poderão consumir alimentos e bebidas (não alcoólicas), que deverão ser previamente vistoriados pelos fiscais de sala. Também serão coletadas impressões digitais e será feito o registro fotográfico do rosto dos vestibulandos durante a prova.


- O tempo mínimo de permanência é de três horas. Portanto, os candidatos poderão deixar o local de prova a partir das 17h. Às 19h, obrigatoriamente, os vestibulandos que estiverem em sala devem entregar a prova aos fiscais.


- Os estudantes podem consultar o ensalamento e os locais de prova no site da CVU, por meio do Menu do Candidato. Mais orientações podem ser obtidas no Manual do Candidato, pelo telefone (44) 3011-4450 ou pelo e-mail [email protected].


Locais de prova:


- Maringá: UEM (Campus Sede) - Av. Colombo, 5790.


- Apucarana: Unespar - Av. Minas Gerais, 5021.


- Campo Mourão: Unespar - Av. Comendador Norberto Marcondes, 773.


- Cascavel: Unioeste - Rua Universitária, 2069.


- Cianorte: UEM (Câmpus Regional de Cianorte) - R. Dom Pedro II, s/n.


- Cidade Gaúcha: UEM (Câmpus Regional do Arenito) - Rodovia PR-482, km 45.


- Curitiba: UniCesumar Portão - R. Itajubá, 673.


- Goioerê: UEM (Câmpus Regional de Goioerê) - Av. Reitor Zeferino Vaz, s/n.


- Ivaiporã: UEM (Câmpus Regional do Vale do Ivaí) - Av. Espanha, s/n (próximo ao fórum).


- Paranavaí: Unespar - Av. Gabriel Esperidião, s/n.


- Ponta Grossa: UniCesumar - R. Desembargador Westphalen, 60-B.


- Umuarama: UEM (Câmpus Regional de Umuarama) - Av. Doutor  ngelo M. da Fonseca, 1800.


Imagem
Mara Boca Aberta é denunciada por nepotismo e outras práticas e pode enfrentar Comissão Processante
A Mesa Executiva da CML (Câmara Municipal de Londrina) comunicou o plenário da formalização de uma denúncia contra a vereadora Marly de Fátima Ribeiro, a Mara Boca Aberta (sem partido), com base em três representações.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade