Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017
12/06/2013 14:54
Oportunidade

Curso de Matemática da UEL oferece nova habilitação

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovaram nova habilitação para o curso de Matemática. A habilitação em Matemática Empresarial, a ser ofertada no Vestibular de 2014, é inovadora, já que vai suprir a falta de profissionais especializados na resolução de problemas a partir de modelos matemáticos.

O profissional com essa habilitação poderá atuar no comércio, indústria, na Bolsa de Valores e em institutos de previdência, entre outras possibilidades. "A recém criada habilitação não é um curso clássico de Matemática, já que o aluno terá um conhecimento que ninguém tem hoje", explica o professor Eliandro Rodrigues Cirilo, do Departamento de Matemática.

O curso de Matemática da UEL já oferece bacharelado no período matutino, com 30 vagas, e licenciatura no período noturno com 40 vagas.


"A proposta é oferecer a empregabilidade para o aluno da área de Ciências Exatas, visando um nicho de mercado que cresce em Londrina e região", afirma o professor. Para ele, o profissional possui competências específicas para atuar na solução de problemas em parceria com outros profissionais. São os casos do cálculo de gastos com impostos no comércio, o uso da matemática atuarial para prever fatores previdenciários da chamada aposentadoria complementar, além da indústria que visa a otimização dos processos de construção e da logística.

Embora existam cursos semelhantes, como o de Matemática Industrial da Universidade Federal do Ceará (UFC), poucas instituições de ensino superior do país oferecem a formação em Matemática Empresarial. Segundo a professora Ângela Marta Pereira das Dores Savioli, coordenadora do colegiado do curso, o desafio é divulgar e informar os alunos de escolas públicas e privadas sobre a nova habilitação. "Outro diferencial da nova habilitação é a carga horária de estágio durante dois anos em empresas, no comércio e na indústria", completa. Ela acrescenta que o aluno faz a opção pela habilitação já no segundo ano do curso.

Além do Estágio Supervisionado em Matemática Empresarial, Ângela Marta também ressalta as disciplinas da nova habilitação, em especial aquelas voltadas para a elaboração de projetos, e disciplinas da área de estatística, matemática financeira e atuarial. A aprovação da nova habilitação contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Instituto de Desenvolvimento de Londrina, entre outros.
Redação Bonde com AEN
PUBLICIDADE
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 22/02/2017 21:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: