21/09/17
35º/18ºLONDRINA
PUBLICIDADE
11/10/2010 19:12
Fisioterapia e cirurgia

É possível 'consertar' as pernas tortas?

Problema normalmente tem origem genética, mas pode ser agravado pela má postura

As pernas rodadas para dentro, de uma maneira geral, refletem um problema passado dos pais para os filhos (origem genética), o que pode ser piorado com algumas posturas durante o período de crescimento (como, por exemplo, sentar entre as pernas).

Também é mais comum aparecerem casos em mulheres devido à anatomia óssea feminina. Em geral, o que está rodado para dentro é o quadril e a coxa. A perna, para compensar, faz uma rotação para fora (externa), o que faz com que a inserção do tendão patelar também rode para fora, causando um aumento da pressão na articulação da patela no joelho, e resultando em dores.

Outra causa pode ser a frouxidão dos ligamentos com pés chatos, que faz o mesmo processo nos joelhos.


Para tratar este problema, em geral, o mais indicado é a fisioterapia, na qual serão usados aparelhos para garantir o alívio da dor, o fortalecimento dos músculos rotadores externos do quadril, dos mediais da coxa e o alongamento, além de trabalhar a postura global da pessoa.

Em alguns casos, em que o excesso de desvio das pernas pode levar a outras doenças, por ser muito grave, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, mas isso é raro e efetuado somente em último caso, pois é um procedimento muito agressivo e com resultados não tão satisfatórios.

Marcus Vinícius Danieli, ortopedista
Sua Saúde - Folha de Londrina
PUBLICIDADE
comentários
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
PUBLICIDADE
6
Continue Lendo
PUBLICIDADE