Sábado, 29 de Abril de 2017
22/02/2010 15:20
Saúde

O consumo constante de água com gás é prejudicial?

Por ser bebida ácida industrializada que contém gás carbônico, a água com gás causa danos à saúde

Por ser bebida ácida industrializada que contém gás carbônico, a água com gás causa danos à saúde, que vão desde um simples desgaste dental até problemas no coração. O gás carbônico altera os níveis de concentração de gordura no sangue, provocando risco de doença cardiovascular e tem a mesma composição dos radicais livres produzidos pelo organismo, sendo assim esse gás é absorvido pelo organismo como radicais livres, aumentando sua produção.

Em um estudo realizado em ratos, coordenado pelo médico José Roberto Santiago, observou-se que as águas gaseificadas – que contêm 0% de caloria – aumentaram a área gástrica (incharam o estômago) em cerca de 50% e elevaram o peso dos animais. Em outro estudo, realizado nos EUA, o efeito foi o mesmo. O problema é que, com a capacidade do estômago aumentada, é preciso comer mais para sentir saciedade.

A água normal apresenta o pH (potencial hidrogeniônico) neutro e, portanto, não tem acidez. Quando se adiciona o gás carbônico industrial, ela fica mais ácida, pois sai do seu pH de neutralidade, que é 7. Quanto mais abaixo de 7 for o pH, pior. Praticamente não há diferença entre a quantidade de gás utilizado nas águas ou nos refrigerantes.


O efeito para a saúde é o mesmo. O único benefício da água é que ela é isenta de aditivos, como corantes e aromatizantes. Já as que contêm gás e possuem sabores artificiais são bem parecidas com os refrigerantes. Por isso, é preciso evitar a bebida gaseificada, seja ela água ou refrigerante.

Existem dois tipos de água: 1 – a água carbogasosa natural, extraída direto da mina com uma quantidade pequena de gás, é livre de qualquer processo químico e, portanto, não tem efeitos nocivos à saúde porque a concentração de gás é relativamente pequena. Na embalagem está escrito: Água natural gaseificada. 2 – a água gaseificada que recebe o CO2 em um processo industrial, no qual um carbonizador comprime e dissolve o gás no líquido. Na embalagem está avisado: Água gaseificada artificialmente.

Silvia Regina Serra, nutricionista
Sua Saúde-Folha de Londrina
comentários
Abaixo, usuários do Facebook que interagiram com as notícias no Bonde
Plugin gerado com dados do Facebook com a App - Última atualização: 28/04/2017 23:15
Continue lendo
Veja mais e a capa do canal
Hospedado pela: