Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
28 mar 2024 às 18:29
- Imagem de Freepik/Ilustrativo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A secretaria municipal de Saúde confirmou nesta semana mais três mortes em decorrência de dengue. As vítimas fatais foram dois homens, de 50 e 80 anos, e uma mulher, de 76 anos. Todos tinham doenças pré-existentes do coração. Dos 16 óbitos por dengue neste ano em Londrina, nove os pacientes possuíam doença cardíacas, como hipertensão, cardiopatia e insuficiência. Ou seja, 56% do total de falecimentos.


Isso faz com que além da dengue em si, pessoas com doenças do coração também tenham que se preocupar com o tratamento que já fazem para os males que atingem um dos principais órgãos do corpo humano. O cardiologista Laercio Uemura explica que pessoas com insuficiência cardíaca, por exemplo, precisam tomar cuidado com a desidratação, mas também com a hidratação excessiva. “O principal tratamento contra a dengue é a hidratação. Mas como esse paciente tem a função do coração diminuída, repor um volume grande de água pode descompensar o coração”, detalha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pacientes que já tiveram infarto e fizeram angioplastia coronária e usam ácido acetilsalicílico – aspirina -, para “afinar” o sangue”, também demandam de atenção redobrada. “Dependendo da fase em relação a infarto, a pessoa ainda utiliza outros medicamentos que inibem a ação das plaquetas. Na dengue as plaquetas diminuem, somado aos remédios, aumenta o risco de sangramento desse paciente”, destaca.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR recebeu 51.830

Regional de Saúde de Londrina deve receber quase nove mil novas doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
Saiba mais

Vacinação contra a dengue será ampliada para outros 101 municípios no Paraná

Imagem de destaque
Total de 1330

Ministério da Saúde amplia vacina contra dengue para 625 novos municípios

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago


Por outro lado, suspender os medicamentos pode deixar o doente mais exposto a quadros de infarto e angina. Por isso, o especialista indica que o correto é fazer acompanhamento. “Os pacientes com cardiopatia têm probabilidade maior de formas mais graves da dengue. Quem tem insuficiência, boa parte precisa internar quando tem dengue para avaliar o quanto pode receber de soro. Quem utiliza aspirina, só o médico pode orientar”, pontua. “O melhor caminho é prevenir e evitar a dengue”, frisa.


O médico afirma que a dengue promove uma complicação de forma direta no coração é mais difícil. “A dengue levar à inflamação do coração, miocardite, é pouco frequente, somente em casos graves”, comenta.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Pacientes cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue
Cerca de 56% dos londrinenses que perderam a vida pela doença neste ano tinham problemas do coração
Imagem
Jovens caminham de Londrina a Cornélio Procópio em preparação para a Páscoa
São nos passos constantes que a reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo fazem da caminhada um percurso de fé e devoção.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade