Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De volta à rotina

Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
26 jul 2017 às 17:46
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enfim, férias! O tão sonhado período de descanso chegou. Mas, cuidado, é preciso cautela para não gastar mais do que pode e voltar endividado. O planejador financeiro Guilherme Recknagel Moraes dá dicas para planejar a viagem:

1) Faça um orçamento para a viagem
Planeje todos os gastos, como passagem, hotel, seguro viagem, passeios, transporte, alimentação, gorjetas, despesas extras etc. Pague o máximo que conseguir antes da viagem e provisione os demais itens. Isso evita gastos que não estavam previstos e o protege do câmbio, caso viaje para o exterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2) Estude muito bem o destino escolhido
Atrações, passeios, shows entre outros. A informação vale ouro nessa hora. Você pode descobrir que um museu, por exemplo, abre gratuitamente em uma determinada data ou que terá um show gratuito ao ar livre. Isso evita também contratempos que podem gerar perda de tempo e/ou dinheiro, como ficar horas na fila de um determinado local que é muito procurado pelos turistas ou dar de cara com a porta de um estabelecimento que você programou para visitar em um dia que não funciona.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projetos cheios de charme

Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos

Imagem de destaque
Confira!

Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter

Imagem de destaque
Atenção, viajante!

Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens

Imagem de destaque
Filtros

Quatro itens que são essenciais na hora de revisar o carro para viagem; veja!


3) Proteja-se, principalmente se escolheu fazer uma viagem internacional
Distribua a forma de pagamento durante a viagem em dinheiro em espécie e cartão pré-pago. Deixe o cartão de crédito como um plano B. Só utilize esse recurso em último caso, pois, além do IOF, terá de pagar a fatura com o dólar vigente na data do vencimento, ou seja, só a operadora sabe o quanto será. Isso acaba com qualquer planejamento financeiro.


4) Evite ficar no vermelho
Caso tenha restado algumas parcelas ou despesas ainda depois da viagem, pague todas assim que voltar. Evite protelar dívidas, principalmente em outras moedas.

5) Por fim, programe-se
A preparação para as férias começa assim que terminam as férias, ou seja, fuja dos destinos e temporadas mais procuradas e inclua no seu planejamento financeiro um valor para a próxima viagem. Assim, já pode ir poupando e se preparando com muito mais tranquilidade e planejamento. Com um montante claramente reservado para a viagem você terá muito mais poder de negociação na hora de fechar os detalhes à vista. O mesmo acontece com a poupança na moeda do destino escolhido, caso seja internacional. Compre aos poucos a moeda do país, espécie ou cartão pré-pago. Desta forma o viajante distribuirá a compra em diversas cotações ao longo dos meses, o que reduz o risco de pagar caro uma única vez na semana anterior a viagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade