Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com 102 mortes

Chikungunya tem maior letalidade que a dengue no Brasil

Paula Laboissière - Agência Brasil
14 mai 2024 às 16:29
- Cacio Murilo de Vasconcelos
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos 102 pessoas morreram após serem infectadas pelo vírus Chikungunya no Brasil em 2024. Há ainda 106 óbitos em investigação. Os números foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, alertou que a doença registra, neste momento, maior letalidade mesmo quando comparada à dengue.


“Temos 182.873 casos prováveis de chikungunya. Bastantes casos. Temos 102 óbitos confirmados e 106 em investigação. Uma letalidade de 0,06 [para cada 100 mil habitantes]. É importante falar isso porque há uma tendência de se dizer que a chikungunya tem uma letalidade menor que a da dengue e não é isso que os dados estão mostrando neste momento”, disse. A letalidade da dengue no Brasil, de acordo com o boletim mais recente, é de 0,05 óbito para cada 100 mil habitantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A gente precisa chamar a atenção também para o cuidado com chikungunya que, além de sequelas importantes que temos verificado nas pessoas, ela também tem uma letalidade que é, neste momento, maior que a da dengue. Não são os números absolutos, mas a letalidade, a relação entre aqueles que adoecem e aqueles que morrem. É preciso prestar também muita atenção na chikungunya.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Como conversar com seu filho sobre os perigos dos cigarros eletrônicos

Imagem de destaque
Quinto lote

Ministério da Saúde entrega nova remessa de vacinas da dengue

Imagem de destaque
Dia Mundial sem Tabaco

Saúde e Inca lançam campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos

Imagem de destaque
Boletim da Fiocruz

Vírus sincicial e gripe são principais causas de internações por doença respiratória


O vírus Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aedypti, que também é vetor da dengue e da zika. 


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Previsão é de geada para RS e SC nesta terça, alerta Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de perigo de geada para esta terça-feira (15) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As áreas listadas não são as mesmas que foram mais afetadas pelas enchentes que voltaram a se
Imagem
Anitta antecipa clipe sobre candomblé após perder 200 mil seguidores nas redes
A cantora Anitta decidiu antecipar o lançamento do clipe de "Aceita", sua nova música de trabalho. Inicialmente, o registro seria lançado na quarta-feira (15), mas foi antecipado para esta terça-feira após a cantora perder 200 mil seguidores.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade