Imagens

Fernando Meirelles abre Festival de Cannes com Blindness

31 dez 1969 às 21:33

O diretor brasileiro Fernando Meirelles abriu nesta quarta-feira (14) o Festival de Cannes com o filme "Blindness" ("Ensaio sobre a Cegueira"), adaptação da obra do mesmo nome do prêmio Nobel José Saramago.

"Metáfora de todos os males do século XX", nas palavras do próprio Meirelles, "Blindness" conta a história de uma grande cidade não definida em que ocorre uma estranha epidemia de cegueira.


Entrevista


Em uma coletiva de imprensa após a primeira exibição do filme, o diretor brasileiro afirmou que "Blindness" é uma "metáfora de todos os males do século XX" e citou "a fragilidade de nossa civilização".


"O romance de Saramago pode ser compreendido em vários níveis, político, psicológico e filosófico, disse, assinalando que Saramago não quis fazer alusão a uma sociedade ou regime político preciso, e sim "uma alegoria, uma metáfora que se aplica a todas as sociedades".


Uma produção Brasil-Canadá-Japão, "Blindness" apresenta a brasileira Alice Braga, os americanos Julianne Moore, Mark Ruffalo e Dany Glover, o mexicano Gael Garcia Bernal e os japoneses Yusuke Iseya e Yoshino Kimura.


O diretor brasileiro foi o convidado de honra da festa de abertura do Festival na noite desta quarta-feira.


A grande ausência do dia é de José Saramago. O escritor português, de 86 anos, não pôde viajar a Cannes por motivos de saúde.

Fernando Meirelles, que já apresentou na mostra oficial de Cannes, apesar de fora da competição, "Cidade de Deus" (2002), é diretor ainda de "Menino Maluquinho 2" (1996), "Domésticas" (2001) e "O Jardineiro Fiel" (2005).


Continue lendo