Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não perca o prazo!

4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira

Redação Bonde com AEN
19 abr 2024 às 13:30

Compartilhar notícia

- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prazo final para pagar a quarta parcela do IPVA 2024 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), encerra nesta sexta-feira (19) para veículos com placas terminadas em 5 e 6.


Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem pagar a quarta cota do imposto ao longo desta semana, e até a próxima terça-feira (23), sem a incidência de juros. É importante ficar atento às datas de vencimento, que variam de acordo com o final da placa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como já ocorria em anos anteriores, as GR-PR (guias de recolhimento) não são enviadas pelos correios. A Fazenda e a Receita também não encaminham boletos por e-mail nem aplicativos de mensagens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Antecipe sua revisão

Vai viajar no fim do ano? Veja o que checar na sua moto e festeje tranquilo

Imagem de destaque
Crescimento no mercado

Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025

Imagem de destaque
Desestímulo

Carros elétricos crescem no Brasil, mas esbarram em falta de recarga

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas


Os contribuintes do Paraná devem gerar os boletos por meio dos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, ou Portal de Pagamentos de Tributos.

Publicidade


OPÇÕES DE PAGAMENTO 


Uma das alternativas de pagamento do IPVA é o pix, por meio do QR Code inserido na guia de recolhimento, a partir de mais de 800 instituições financeiras. O pagamento nessa modalidade é compensado em até 24 horas e pode ser feito nos canais eletrônicos dos bancos ou por meio de aplicativos, não limitados aos parceiros do Estado.

Publicidade


Além disso, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes. Neste caso, a Fazenda e a Receita chamam a atenção para as taxas cobradas pelas instituições operadoras. 


Imagem
Saiba se a gasolina aditivada é a melhor opção para pegar estrada
Ao longo do ano, diversos brasileiros viajam em datas comemorativas, seja para o litoral ou interior do país.


A alíquota do IPVA no Paraná é fixada em 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral. Para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou movidos a gás natural veicular (GNV) a alíquota é de 1%.

Publicidade


São tributados os veículos fabricados nos últimos 20 anos, ou seja, de 2004 em diante. Há isenção para algumas categorias específicas, como ônibus de transporte público, veículos de transporte escolar e veículo de propriedade de pessoas com deficiência, entre outros.


O IPVA representa uma das principais fontes tributárias do Estado e 50% de sua arrecadação é destinada aos municípios.

Publicidade


A multa é de 0,33% ao dia mais juros de mora (de acordo com a taxa Selic). Após 30 dias de atraso, o percentual é fixado em 10% do valor do imposto.


A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é que as guias de pagamento sejam sempre geradas por meio dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou através dos apps da Receita Estadual e do Detran.

Publicidade


CALENDÁRIO IPVA POR FINAL DE PLACA


1 e 2 – 17/04 (vencida)

Publicidade

3 e 4 – 18/04 (vencida)

5 e 6 – 19/04

7 e 8 – 22/04

9 e 0 – 23/04


Imagem
Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas
O combustível renovável disponível no Brasil compensa parte das emissões de CO2 por meio da absorção na cultura da cana-de-açúcar.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo