Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atente-se!

Confira dicas para negociações automotivas seguras na internet

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 abr 2021 às 10:45
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com as restrições exigidas pela pandemia do novo coronavírus, a internet possibilita negociações de bens valorosos, como imóveis e automóveis. Dados apurados pela plataforma de vendas OLX apontam que houve 12% de crescimento no comércio on-line de veículos seminovos e usados em 2020 comparado a 2019.


Conforme Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, o público off-line migrou para o ambiente virtual: "Com um maior uso das plataformas online de compra e venda, esse comportamento também foi acompanhado pelo segmento de Autos. As restrições de circulação e fechamento do comércio não essencial em momentos de agravamento da pandemia também contribuíram para o aumento do segmento online. Em 2020, houve um crescimento de 19% na procura por carros na OLX, em comparação com o ano anterior, reforçando essa tendência”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como no comércio presencial, é importante que compradores e vendedores entendam como funciona o ambiente e etapas do comércio virtual e adotem atitudes que aumentem a segurança nas transações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa


Para isso, é importante estar atento aos detalhes do anúncio, perfil do usuário, desconfiar de ofertas muito atrativas e não efetuar qualquer depósito antecipado, por exemplo. Também não se deve negociar com terceiros, sempre confirmando os dados bancários do vendedor antes de efetuar a compra.

Publicidade


Confira recomendações para aquisição e venda de automóveis:


Para quem compra:

Publicidade


*Diálogo direto: Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociar com terceiros. Fique atento e desconfie se o vendedor aparentar pressa ou ansiedade para fechar o negócio. Não hesite em tirar qualquer dúvida sobre a negociação e prefira sempre fazer uso do aplicativo de conversa (chat) da plataforma, centralizando a comunicação em um único canal e evitando aplicativos de mensagem.


*Levante Informações: Certifique-se de que o vendedor é o real proprietário do bem. Você pode consultar informações sobre o veículo no Detran (Departamento de Trânsito Estadual) e verificar dados sobre multas e situação do IPVA através do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Seja cuidadoso com contratos firmados com consórcios e prestações de pagamento, e pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.

Publicidade



*Pagamento: Evite realizar qualquer tipo de pagamento antecipado sem antes ver o veículo, conferir se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados. Certifique-se também que os dados bancários fornecidos são da mesma pessoa com a qual está negociando.


*Excessos de facilidades: Desconfie de valores abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou afirma trabalhar nas fabricantes de automóveis/motocicletas; e que, a partir disso, conseguiu um bom desconto ao adquiri-lo.

Publicidade


*Pontos de vista: Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião à pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma avaliação na companhia de um mecânico de confiança antes de concluir a negociação.


*Segurança: Ao agendar um encontro para que o interessado na compra possa ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

Publicidade


Para quem vende:


*Formas de Pagamento - Fique atento às formas de pagamento negociadas:

Publicidade


a. Cheque - espere compensar antes da entrega do veículo;


b. Transferência bancária - espere o valor ser compensado em sua conta;


c. Depósito em caixa eletrônico - aguarde o tempo necessário para a "abertura dos envelopes”;


d. Pagamento em dinheiro - verifique o valor entregue juntamente com a autenticidade das notas.

*Recolha informações: Procure levantar informações sobre o comprador. Nunca efetue a entrega do veículo a uma pessoa que se diz "representante da OLX". A plataforma não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor. Prefira negociar sempre pelo chat da plataforma, centralizando a comunicação em um único canal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade