Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Levantar possíveis licitantes

Detran inicia consulta pública para projeto de concessão dos pátios veiculares

AEN
13 mai 2021 às 14:27
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto de concessão dos pátios veiculares do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) foi aprovado pelo Conselho de Parcerias (CPAR) nesta quarta-feira (12) e iniciará a fase de consulta pública por um período mínimo de 30 dias.


O projeto foi desenvolvido pelas equipes do Detran, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e da Superintendência Geral de Parcerias (SGPAR), vinculada à secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A consulta pública é a forma de reunir possíveis licitantes para que todos deem suas opiniões para o certame que será proposto. O objetivo é ouvir o maior número possível. Os interessados em participar da licitação terão acesso e direito a todas as informações pertinentes e a oportunidade de manifestar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


O BRDE criou uma nova expertise, de apoiar a estruturação de concessões e PPPs, ou seja, processos de desestatização. "O projeto de concessão dos pátios veiculares é o primeiro que o banco está participando dentro da nova premissa estabelecida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Temos muito orgulho de poder fazer parte de projetos tão importantes para o Estado”, afirma o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley.

Publicidade


O projeto dos pátios veiculares vai gerar um benefício econômico de aproximadamente R$ 162,43 milhões em 20 anos ao Estado. Estão incluídos na concessão os serviços de remoção e guarda de veículos, gestão dos pátios e preparação para leilões veiculares da autarquia.


De acordo com diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, será adotado o modelo de concessão comum, na qual o valor pago pelos usuários remunera a concessionária. A empresa privada fará a gestão dos pátios e o leilão dos veículos que não forem retirados pelos proprietários.

Publicidade


"É de extrema importância que todos os interessados participem da consulta pública para podermos construir um edital que seja justo e benéfico para todas as partes”, afirma Mesquita.


CONSELHO DE PARCERIAS - A Superintendência Geral de Parcerias (SGPAR), criada pelo Decreto Estadual nº 4.290, de 18 de março de 2020, e vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, vem atuando na estruturação do Projeto de Concessão dos Pátios Veiculares, juntamente ao Detran, Polícia Militar do Paraná e BRDE, colaborando na análise e avaliação dos estudos técnicos de viabilidade e dos instrumentos licitatórios, e na realização das audiências e consulta pública.

Publicidade


"A superintendência vem buscando e analisando iniciativas público-privadas que poderão solucionar áreas do Governo que precisam de maior atenção, e uma concessão pode prestar esse suporte”, ressalta Márcio Nunwes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e presidente do Conselho do Programa de Parcerias do Paraná.


Durante a 6º Reunião Ordinária do Conselho, o superintendente-geral de Parcerias, Ágide Meneguette, explicou como será a licitação das empresas interessadas na Concessão dos Pátios.

Publicidade


"O processo ocorrerá sob a modalidade de concorrência, dividida em dois lotes, e o critério de julgamento para a seleção será o de maior desconto na tarifa de serviço apresentada”, explica.


As empresas interessadas terão 45 dias para apresentar as propostas e passarão pelas seguintes fases: abertura e julgamento da garantia da proposta e dos documentos de representação; abertura e julgamento da proposta econômica e do plano de negócios; e abertura e julgamento dos documentos de qualificação.

A Consulta Pública com mais informações sobre o projeto será disponibilizada no site Parcerias e do Detran a partir do dia 19 de maio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade