Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas

Especialista orienta como instalar bombas de óleo e d'água, componentes importantes ao motor

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 nov 2021 às 12:04
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A bomba de óleo é o coração do motor e responsável por fazer circular o lubrificante por todas as partes móveis do componente. 


Reparadores, portanto, devem ter especial atenção ao fazer a manutenção do componente. “No momento de instalar a bomba de óleo, é muito importante a selagem hidráulica, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante para o preenchimento de todas as engrenagens. Assim, rapidamente, ocorrerá o início da pressurização do sistema de lubrificação, fazendo com que todas as partes móveis recebam lubrificação adequada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da fabricante de autopeças Nakata Automotiva, ressaltando que, de acordo com a norma ABNT NBR 13032, de 2008, há a necessidade de efetuar a monitoramento  da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Parte do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem como função fazer a circulação do líquido de arrefecimento por todo o sistema. Guimarães recomenda ficar atento ao líquido de arrefecimento, já que a troca deve ser feita nos intervalos recomendado pela montadora do veículo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não perca a data!

Prazo para pagamento da 4ª parcela do IPVA para veículos com placas 7 e 8 vence nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Não perca o prazo!

4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Publicidade

Na hora da troca do líquido, deve-se utilizar água desmineralizada com aditivo. A mistura desses dois elementos precisa ser na proporção correta. 


O especialista também ressalta que, após a troca da bomba d’água, é necessário fazer a verificação da estanqueidade do sistema por meio de manômetro. 


“Com o motor frio, instala-se o manômetro com uma bomba especial no vaso expansor e se verifica a estanqueidade do sistema e assim observar se não há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco ou de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, adverte. Com isto, o reparador garante que o sistema trabalhará adequadamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade