Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imposto estadual

Atrasou o IPVA? Veja como parcelar no cartão

Redação Bonde com AEN-PR
22 abr 2022 às 08:00
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 2,6 milhões de contribuintes já pagaram totalmente ou de maneira parcial o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Paraná, segundo informou a Receita Estadual. Os valores ultrapassam R$ 2,99 bilhões arrecadados ao caixa do estado e representam mais da metade dos veículos tributados no estado. No entanto, para quem atrasou e quer parcelar no cartão, a Receita admite essa possibilidade.


Segundos dados do setor do IPVA da Inspetoria Geral de Arrecadação, cerca de 1,9 milhão de veículos seguem inadimplentes. A frota estimada é de 4,6 milhões de carros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pagamento do imposto é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná). O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


O contribuinte que deixa de recolher o imposto fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

Publicidade


Permanecendo a inadimplência, o débito poderá ser inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, o que o impede de aproveitar eventual crédito no programa Nota Paraná e resulta em outros impedimentos, como o nome “negativado” junto aos órgãos de proteção ao crédito, dificuldade de acesso a empréstimos e outras modalidades de crédito, além do impedimento de assumir cargo público.


Cartão de crédito

Publicidade


Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito (isso em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida) ou o que ainda está pendente, em caso de parcelamento.


É possível parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio, ou até mesmo agrupar uma eventual parcela em atraso com as vindouras para equilibrar a situação financeira, se optou por realizar o pagamento em cinco vezes. 

Publicidade


Neste mês de abril vence o pagamento da quarta parcela do IPVA para quem solicitou o parcelamento em cinco vezes no começo do ano.


Finais de placa 1 e 2 – 18/04 

Publicidade

Finais de placa 3 e 4 – 19/04

Finais de placa 5 e 6 – 20/04

Finais de placa 7 e 8 – 22/04 

Finais de placa 9 e 0 – 25/04

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade