Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Audiência na Alep vai discutir alíquota zero para IPVA de motocicletas

Reportagem Local
03 set 2024 às 12:00

Compartilhar notícia

- Thgusstavo/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) promove nesta quarta-feira (4), às 18 horas, no Plenarinho da Casa, audiência pública para debater a Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de motocicletas de baixa cilindrada. A proposição do debate é do deputado Tito Barichello (União Brasil), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública.


No ano de 2022 o Senado Federal promulgou uma Resolução de nº 15 que zera a alíquota mínima do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para motos de até 170 cilindradas. A medida entrou em vigor no mês de janeiro de 2023, e deixa a critério dos estados decidirem sobre a aplicação ou não da isenção do IPVA para as motos que se enquadram nessa categoria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Isso ocorre porque a Resolução promulgada não é impositiva, ou seja, não há obrigatoriedade de zerar as alíquotas, pois o IPVA é um imposto de âmbito estadual. Dessa forma, o Senado Federal não pode obrigar os entes da federação a conceder isenção do IPVA para motos de até 170 cc. O texto da resolução apenas autoriza que os Estados e o Distrito Federal fixem alíquota zero para motos”, explica o deputado.

Leia mais:

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Evite dor de cabeça

Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila

Imagem de destaque
Análise

Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política


No evento, serão discutidos os mecanismos para estabelecer alíquota zero no estado do Paraná. Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), “as motos de até 170 cilindradas representam 80% das vendas do setor no Brasil e muitos proprietários utilizam esses veículos para desempenhar atividades profissionais. Além do IPVA Zero, a audiência pública pretende debater a Faixa Azul para motos que é uma sinalização indicativa de área exclusiva para motocicletas em avenidas movimentadas para orientar o fluxo de tráfego de motos em geral, a redução do IPVA para motos de outras cilindradas e a criação da Rua das Motos na Rua João Negrão no centro da capital paranaense.

Publicidade


Para a audiência pública foram convidados o presidente do Motoclube Abutres do Paraná, Denis Marciano; o presidente do Moto Clube Ceifeiros da Meia Noite, Gilvan dos Anjos Rocha; o diretor da Cesconseg (Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança do Estado do Paraná); o diretor de Marketing da Rede de Supermercados Góes e representante municipal para o evento; representantes do motociclismo Cristão de Curitiba e Região; o coordenador da Câmara Setorial de Supermercados da ACP (Associação Comercial do Paraná), Paulo Alziro da Cruz; o presidente da Federação Paranaense de Clubes de Motocicleta, David Ahmad Argenton; o fundador e presidente do Rolê de Quinta e o proprietário da loja Road Moto Shop, Silvio Laerte Carvalho. (Com informações da assessoria da Alep)


Serviço:

Publicidade


Audiência Pública: “Resolução do Senado Federal que estabelece alíquota zero para o IPVA de veículos de duas rodas de baixa cilindrada”


Quando: 04/09/2024


Horário: 18 horas


Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná


Imagem
Audiência vai discutir alíquota zero para IPVA de motocicletas
Proposta para motos de baixa cilindrada será discutida nesta quarta-feira no Plenarinho da Assembleia Legislativa
Imagem
Sabatina Folha/Bonde: Barbosa Neto propõe rever contrato dos radares em Londrina
Candidato pela coligação “Quem manda é o povo” (PDT e Federação Psol/Rede), Barbosa Neto (PDT) é o primeiro candidato ouvido pela sabatina realizada pelo Grupo Folha de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo