Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vai de bike?

Bicicleta vive boom, e setor eleva em 54% o faturamento na pandemia

Sheyla Santos/Folhapress
16 mar 2021 às 08:13
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja para apenas passear, como alternativa de transporte ou complementação de exercício físico, o uso da bicicleta no Brasil vive um boom na pandemia.


A procura começou a subir durante os primeiros meses de distanciamento social e não enfraquece, fazendo com que o setor esteja entre os beneficiados por mudanças de comportamento em tempos ainda anormais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Enquanto vários setores amargaram perdas, a cadeia de produção e venda das bikes terminou o ano passado com uma alta de 54,4% no faturamento, em comparação com o resultado do ano anterior, aponta estudo feito pelo Itaú Unibanco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador


O comércio desse tipo de equipamento sentiu o aumento da procura pouco depois de o distanciamento ser implementado para conter a pandemia, em 2020.

Publicidade


"Percebemos que houve uma migração do esporte e do transporte coletivos para o individual, e também um aumento da preocupação com a saúde", diz Jean Graminho, diretor de marketing da Pedal Power, localizada em Moema, bairro de classe média alta da capital paulista.
"E, enquanto a bicicleta ganhava adeptos, nós ganhávamos novos clientes."


Entre maio do ano passado e fevereiro deste ano, a procura por bikes na loja aumentou 50%, e a busca por serviços de oficina, 45%, afirma Graminho.

Publicidade


"A demanda veio principalmente dos clientes que queriam praticar esporte, pois, por um tempo, não tinha academia aberta, as piscinas de clubes estavam fechadas e quem jogava futebol também ficou sem a sua atividade", diz.


Clientes da Pedal Power chegaram a se organizar para criar um grupo de ciclismo coletivo. Desde o início da pandemia, eles circulam em grupo uma vez por semana pela cidade.

Publicidade


Os fabricantes registraram uma alta equivalente. O Polo Industrial de Manaus produziu em janeiro deste ano quase 57 mil unidades –alta de praticamente 45% em relação ao mês de dezembro de 2020 e de 1% em sobre janeiro do ano passado. Os dados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).


Os fabricantes instalados em Manaus estimam que serão produzidas 750 mil unidades neste ano, alta de 13% em relação ao ano passado.

Publicidade


O modelo mais procurado durante a pandemia foi a mountain bike aro 29 –alta de 50%, segundo Cyro Gazola, presidente da marca de bicicletas Caloi e vice-presidente da Abraciclo.
"Antes, essa bicicleta era mais usada em trilhas e terrenos acidentados. Na pandemia, passou a ser usada também na cidade", afirma o executivo.


Os modelos mais fabricados, de acordo com a associação, são mountain bikes aro 29 (64%), bicicletas urbanas e de lazer (31,9%) e modelos infanto-juvenis (2,5%).

Publicidade


Embora as regiões Sul e Sudeste continuem sendo os principais polos consumidores, houve um aumento na demanda no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste, de acordo com Gazola.


A produção de bicicletas, no entanto, não ficou imune à disrupção na cadeia de fornecimento de insumos, um efeito colateral da pandemia que restringe a produção em inúmeros segmentos industriais em escala global.
"Estamos com um gap de 50% na oferta de insumos das bicicletas fabricadas no Brasil, e faltam, principalmente, transmissões, freios, suspensões e selim", diz.

Publicidade


"De cada 10 unidades que normalmente poderíamos entregar, finalizamos 7 ou 8."
Como a demanda continua alta no mundo e não há sinal de normalização na entrega de peças, a tendência é que a produção siga enfrentando esse desafio, afirma o executivo.


O acirramento da pandemia, ocasionalmente, também afeta a operação industrial. O Polo de Manaus, por exemplo, teve que acompanhar o lockdown do município em janeiro. O estado tem registrado altos índices de contágio e mortes pela Covid-19, e, para conter a doença, fabricantes produziram em horário reduzido.


O Brasil é o quarto maior produtor mundial de bicicletas, mas, com o aumento da demanda, o governo ampliou as facilidades para importadores. Em fevereiro, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) do Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União uma resolução que determina a redução da tarifa de importação para bicicletas.


Foi estabelecida uma redução progressiva da tarifa, que estava em 35%. Desde 1º de março, caiu para 30%. A taxa sofrerá nova redução, para 25%, a partir de 1º de julho e cairá para 20% a partir de 31 de dezembro.


O patamar de 20% é previsto na TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul. No entanto, desde 2011 a tarifa estava em 35% depois de o Brasil incluir as bicicletas na lista de exceções à TEC.


A redução da tarifa foi criticada pela Abraciclo. A avaliação da entidade e de empresas do setor, segundo Gazola, é que a medida não vai levar a preços menores para o consumidor final, mas pode comprometer até 4.000 empregos diretos.
"O setor demonstrou ao governo, com estudos, que não era necessário fazer a virada da redução desse imposto de uma vez só", afirma o executivo da entidade.
"O que propusemos foi fazer uma virada gradual ao longo de três anos, e o governo decidiu agora fazer essa virada em oito, nove meses."

No ano passado, o país teve retração de 31% na importação de bicicletas –52 mil unidades importadas, ante 75 mil em 2019. A maioria veio de países da Ásia, com a China respondendo pelo maior volume, seguida por Taiwan e Vietnã.
No ano passado, o Brasil exportou bicicletas, principalmente, para o Paraguai, o Uruguai e a Bolívia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade