A preocupação com a sustentabilidade está presente nas ações e escolhas dos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Toluna, empresa de estudos com consumidores, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), mostra que 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo, motivadas pela preocupação com o meio ambiente.
À medida que o hábito de consumo consciente avança, a limpeza ecológica, também conhecida como lavagem a seco, acompanha o crescimento. A modalidade, que busca utilizar pouca água durante a lavagem de um veículo, surgiu há alguns anos no mercado e se popularizou em 2015, quando o Brasil passou por uma intensa crise hídrica.
Henrique Mol é diretor executivo da Acquazero Eco Wash, franquia especializada em limpeza ecológica. Ele conta que, nos últimos dois anos, a busca pelo serviço se elevou em 300%.
Leia mais:
Vai viajar no fim do ano? Veja o que checar na sua moto e festeje tranquilo
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Custo-benefício
Os preços para o serviço variam de R$40 a R$75. Os valores são fixados de acordo com o tamanho do veículo e a quantidade de sujeira a ser eliminada.
O executivo argumenta que a limpeza ecológica mantém o carro limpo por mais tempo porque os produtos utilizados criam uma capa protetora que expelem sujeiras e protegem a lataria do sol.
Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre este tipo de higiene automotiva:
*Risca o carro e danifica a pintura. Mito!
O serviço de lavagem a seco não risca ou arranha a pintura. Como o procedimento é feito com um composto à base de cera de carnaúba, o produto age como um lubrificante e evita o atrito do pano usado na limpeza e a lataria.
*Proteção extra à lataria do veículo. Verdade!
A cera de carnaúba utilizada no método a seco é a mesma matéria-prima do produto empregado em um enceramento profissional. Por isso, nessa modalidade, a lataria do veículo é limpa e encerada ao mesmo tempo.
Ao final do procedimento, a pintura recebe uma película protetora que blinda a lataria contra arranhões leves e luz solar. Além disso, repele a poeira e a água e realça a pintura gerando um brilho mais intenso.
*Danifica rodas e calotas. Mito!
São utilizadas flanelas especiais e limpa-rodas específicas e eficientes para a limpeza. Nenhum dano é causado às rodas e calotas do veículo.
*Economiza água mesmo? Verdade!
Em média, utiliza-se de 200 a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo. Na lavagem a 300 ml é o suficiente.
*Ajuda a prevenir o mofo? Verdade!
Ao dispensar o uso excessivo de água, é possível evitar o aparecimento de mofo. A umidade gerada pelo uso da água nos estofados, em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, promove o surgimento de fungos. Os produtos da lavagem a seco, por outro lado, contêm agentes protetores que diminuem a probabilidade de aparecimento desse problema.
*Atendimento delivery. Verdade!
O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery. A lavagem é feita no local onde está localizado o veículo do cliente (residência, rua ou local de trabalho).