24/11/20
PUBLICIDADE
Veja algumas opções

Limpeza de veículos deve seguir regras internas do condomínio

Com a pandemia do novo coronavírus, manter itens limpos ganhou um grau de importância ainda maior. Este cuidado também abrange os veículos particulares. Assim, é importante que os condôminos estejam atentos aos tipos de limpeza que são permitidos nos prédios em que moram.

Divulgação
Divulgação


O advogado Rodrigo Karpat destaca que é essencial observar as regras próprias previstas na Convenção e Regimento Interno do condomínio. Cada local funciona de uma forma e isso está relacionado aos espaços físicos disponíveis e hábitos daquela comunidade.

O advogado Alexandre Callé explica que quando os condomínios fazem a proibição por falta de espaço, por exemplo, e um morador resolve passar uma tinta nos pneus ou jogar um balde de água no carro dentro da garagem, ele pode sujar o piso e o veículo dos vizinhos, gerando trabalho para os funcionários da limpeza e até novos custos.

Os advogados detalham que há condomínios que contratam serviços externos para fazerem a chamada "lavagem a seco" em uma área específica, outros que proíbem qualquer lavagem e aqueles que toleram pequenas limpezas, como passar um pano ou tirar o lixo do carro. Já conjuntos de casas, geralmente, permitem que a lavagem com água seja feita, sem incomodar os vizinhos.

De maneira geral, é permitido fazer limpezas dentro do veículo, como passar o aspirador de pó próprio para carro. "Sem atrapalhar os demais, não vejo que isso possa infringir o regramento", explica Karpat. Segundo os advogados, quem descumpre as determinações dos condomínios está sujeito à punição prevista no Regimento ou Convenção, como advertências e multas. Caso os condôminos queiram alterar alguma regra, é necessário levar o tema para a assembleia.

Segundo Callé, criar uma exceção, como uma vaga própria para a higienização, que não cause prejuízos e seja aprovada em assembleia, pode ter validade mesmo sem alterar as documentações do Regimento Interno e Convenção neste momento. "Vai muito do bom senso. Se tem local adequado, que dê para fazer isso sem prejuízo ao sossego e segurança." Já Karpat lembra que alterações na Convenção exigem aprovação de dois terços de todos os moradores. No Regimento Interno, basta maioria simples presente na assembleia.
Folhapress/Larissa Teixeira
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Atentos...

Com a queda de novos imóveis, setor da construção monitora falta de materiais

23 NOV 2020 às 16h45
Mais de 600 mil views

Donas de casa fazem sucesso no Youtube com suas rotinas de limpeza

23 NOV 2020 às 16h00
Confira!

Arquiteta traz o 'Refúgio da Jovem Atriz' para a mostra digital Casa IT Home

20 NOV 2020 às 14h04
Vem aprender!

Vamos organizar sua cozinha? Veja dicas úteis e práticas!

20 NOV 2020 às 14h00
Vem espiar!

Você conhece as casas dos famosos? Confira esses vídeos!

18 NOV 2020 às 17h00
Confere aí!

Arquiteta reúne dicas de como escolher e harmonizar cores em um ambiente

18 NOV 2020 às 10h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados