Notícias

Saiba como evitar fraudes na compra e venda de carros usados

12 nov 2020 às 10:53

A compra de um carro usado pode trazer riscos para quem compra e também para as instituições que financiam os veículos. Inúmeras irregularidades, tentativas de fraudes e até mesmo adulterações envolvendo chassis e problemas documentais, podem trazer insegurança para o setor.


Garantir uma compra segura é um dos principais objetivos de quem trabalha com o mercado de compra e venda de veículos usados. De acordo com o superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira, é possível evitar fraudes e prejuízos para todas as partes se, no momento da compra, forem tomados alguns cuidados.


"A verificação detalhada do veículo e de sua documentação deve cumprir um passo a passo que hoje em dia é possível fazer facilmente com a ajuda da tecnologia", destaca Ferreira. A Tecnobank lançou recentemente uma ferramenta 100% baseada em dados estatísticos, chamada MaxReport, que realiza um raio-x do veículo por meio de vários recursos, como consulta da placa, decodificação, laudo veicular, informações de leilão e avaliação de garantia.


Segundo Ferreira, esses recursos geram indicadores de risco. A avaliação de garantia aponta, por exemplo restrições judiciais, como bloqueio do veículo pela justiça, restrições financeiras, quando o carro já possui uma alienação por outra instituição financeira, indicações de furto e até mesmo o percentual de valor do veículo comprometido com multas.


O decodificador permite identificar fraudes no chassi do veículo, porque analisa os 17 caracteres alfanuméricos de um chassi, isto é, o "código genético” dele. Isso impede ou inibe, por exemplo, a prática bastante comum de tentar alterar o modelo do carro a fim de elevar seu valor perante a financiadora.


Diante de um mercado sujeito a tantas influências, soluções dessa natureza garantem a transparência e a segurança das transações é garante o futuro dos negócios.

"Hoje em dia, a quantidade de irregularidades e práticas ilícitas neste mercado é enorme e sem o apoio da tecnologia é muito difícil manter a transparência e garantir a lisura das transações. Assim como quem compra quer ter a certeza de que está realizando um negócio seguro, quem financia também precisa estar certo disso. Afinal, o veículo é a garantia que a instituição possui de que terá o dinheiro emprestado de volta", completa.


Continue lendo