Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Orientações

Saiba o que fazer em caso de tempestade e descarga elétrica

Folhapress
11 jan 2024 às 09:30
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chuva registrada em São Paulo na tarde de terça-feira (9) causou a morte de um homem de 62 anos, que teve o veículo atingido por um fio de alta tensão energizado que se rompeu com a queda de uma árvore. Ele recebeu uma descarga elétrica ao descer do veículo, na Vila Clementino, na zona sul.


Em caso de tempestades e vendavais, a orientação da Defesa Civil paulista é se abrigar em edificações ou veículos e, ao dirigir, evitar passar e estacionar perto de "cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em caso de rompimento de cabos, não se deve sair do veículo. A esposa da vítima, por exemplo, permaneceu dentro do carro e foi resgatada sem grandes complicações.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


"A orientação é ficar dentro do carro porque a cabine é isolada com materiais que não conduzem eletricidade, com espumas e borrachas na lataria. Mesmo se [o fio] encostar na lataria pelo lado de dentro, a pessoa está suspensa no carro, não está fechando um circuito com os pés no chão. Se não fecha esse circuito, a eletricidade não passa por ela", explica Marlon Faria, professor do Instituto de Física da USP.

Publicidade


Nesse caso, o contato do carro com o chão ocorre por meio dos pneus, que isolam o carro. Assim, o veículo acaba funcionando como uma cápsula protetora que isola os ocupantes da corrente elétrica do exterior.


"A eletricidade vai percorrer o caminho mais fácil. A borracha é um péssimo condutor de eletricidade. Se a pessoa toca na lataria do carro na hora de abrir a porta, por exemplo, e toca com os pés no chão, ela fecha um circuito e a eletricidade percorre o corpo dela", afirma.


Além de permanecer no veículo, é preciso acionar e aguardar socorro especializado, como dos bombeiros.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Bombeiros capturam cascavel escondida dentro de residência em Sarandi
Uma cobra cascavel foi capturada dentro de uma casa em Sarandi na noite desta terça-feira (9). O imóvel fica em área urbana e lon
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade