Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique seguro!

Preocupado com as recentes chuvas em Londrina? Saiba como evitar danos no seu automóvel

Redação Bonde com Assessoria
05 mar 2021 às 08:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Alguns hábitos ao volante podem prejudicar e desgastar prematuramente peças do veículo. Isso acontece, muitas vezes, pela falta de informação sobre algumas práticas indesejadas que acabam comprometendo o funcionamento adequado e a vida útil dos componentes do automóvel. O início do ano costuma ser marcado pelas chuvas que assolam algumas regiões do Brasil. Com isso, alguns condutores perdem ou têm seus bens danificados em alagamentos e enchentes.


"O principal risco é a segurança dos ocupantes do veículo. As vias alagadas, por exemplo, escondem perigos como rios, buracos e correntezas, que podem levar a consequências incalculáveis”, afirma Renato Roperto, diretor executivo de Sinistros da Allianz Seguros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os exemplos bem comuns são passar nas lombadas em diagonal, acreditando ser a melhor conduta; estacionar com o pneu encostado na guia; segurar a direção hidráulica no fim do curso por muito tempo ao manobrar ou descer ladeiras em ponto neutro para economizar combustível. Estas são algumas crenças que, em longo prazo, corroem silenciosamente o automóvel, segundo a empresa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mesmo ganhando

Pressão explica por que história de Verstappen sair da Red Bull não morre

Imagem de destaque
Entenda

Carro a álcool vai voltar ao mercado e terá opções híbridas

Imagem de destaque
Segurança

Uber lança recurso que grava passageiro pelo app do motorista

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT


Ao dirigirem no período de chuvas, os condutores precisam se atentar aos obstáculos ocultos nas vias, como pedras, entulhos e outros objetos que podem causar danos ao veículo e uma possível quebra no meio de uma enxurrada. Outros riscos indicados pelo executivo da seguradora é a aquaplanagem do veículo, devido a vias parcialmente alagadas, que podem ocasionar derrapagens e colisões mais sérias, e os possíveis deslizamentos de encostas em regiões serranas ou de morros.

Publicidade


Danos mais comuns ao veículo


Motor, com possíveis danos internos ou quebra de bloco;

Publicidade


Módulos e chicotes;


Carpetes e estofados.

Publicidade


Principais providências após enfrentar um alagamento ou enchente:


Se o veículo parar de funcionar, o motorista não deve insistir na tentativa de ligá-lo, pois os danos poderão ser agravados e os prejuízos também.

Publicidade


Em situação de pane, é necessário acionar a seguradora e solicitar um reboque. É importante que o condutor se resguarde em um local seguro até a chegada do guincho, que direcionará o veículo a uma oficina especializada.


Caso veículo sofra alagamento enquanto estacionado, não efetuar partida no veículo até que um profissional avalie a condição do motor.

Publicidade


Na condição de água acima do nível dos bancos, recomenda-se não adentrar no veículo, a fim de evitar o contato com a água suja.


Realizar uma avaliação e revisão com profissionais especializados. Os motoristas conseguem prestar atenção a danos externos, como riscos ou amassados, e internos em caso de falha da parte elétrica ou ruídos que não eram comuns. No mais, alguns danos são mais difíceis de serem percebidos, além necessitarem da troca de peças ou maiores reparos.

Publicidade


Em dias de chuva, o motorista pode fazer um planejamento prévio, evitando regiões e vias com histórico de alagamento. Caso seja possível, adie o trajeto.


Caso identifique o risco de alagamento, indica-se a procura por um local alto e seguro para aguardar o escoamento das águas.


Se o deslocamento for realmente necessário, o condutor deve verificar o nível da água nas vias, certificando-se da profundidade e garantindo que o nível da água não supere o meio das rodas.

Seguir o trajeto apenas em condições de visibilidade. Caso não seja possível, recomenda-se a procura de um abrigo, em local mais elevado e visível.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade