A Comissão de Advogados Criminalistas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Londrina lançou uma campanha para arrecadar itens de higiene para presas do 3º Distrito Policial, no jardim Bandeirantes, zona oeste. Segundo uma das organizadoras da iniciativa solidária, que está na primeira edição, Mariana Rodrigues, o objetivo é obter o maior número possível de objetos de embalagens transparentes, como absorventes, pastas de dente, sabonetes, frascos de shampoo, condicionadores e desodorantes tipo roll-on.
"A ideia de ajudar surgiu depois de contatos feitos através de um projeto que atende as gestantes da unidade. Vimos que todas estão em uma situação grave de vulnerabilidade, sem condições mínimas de vivência. Muitas foram abandonadas pela família ou marido por simplesmente estarem em uma espécie de cadeia. Outro fator preocupante é a falta de assistência do Estado, que poderia fornecer os produtos que hoje pedimos à comunidade", disse a advogada.
Conforme Mariana Rodrigues, as mulheres encarceradas enfrentam um problema comum na maioria das cadeias do Paraná: a superlotação. "É um lugar (3ºDP) pequeno que mistura condenadas e as provisórias, quando o ideal seria ter um espaço para cada grupo. Como os esposos ou estão presos ou nem querem saber das companheiras, elas ficam sem aquela sacola semanal de mantimentos. ", explicou. De acordo com a comissão, 69 detentas cumpriam pena na carceragem da delegacia.
As doações podem ser levadas até 4 de março nos seguintes pontos, sempre em horário comercial:
Sede da OAB - R. Gov. Parigot de Souza, 311 – Jardim Caiçaras.
OAB Turapandi - R. Prof. João Cândido, 344 - Centro
Sala da OAB do Fórum Criminal
Sala da OAB no Fórum Cível, ao lado da Câmara Municipal
Unopar Catuaí (também em período noturno) - falar com a professora Mariana Rodrigues
Unifil da avenida JK (também em período noturno) - falar com professor Rômulo Araújo
O projeto é desenvolvido pelos advogados Nayara Larissa de Andrade Vieira, Mariane de Matos Aquino, Polyana Keiko Shishido, Ketlingeslen Muniz Honório, William Anjos e Melina Maria Vilela Ferreira e Rômulo Araújo.