Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pedro Baleotti

Justiça nega sigilo para processo de estudante suspeito de racismo

28 nov 2018 às 08:26
- Gina Mardones/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A juíza substituta da 3ª Vara Criminal de Londrina, Deborah Penna, descartou nesta terça-feira (27) a decretação de segredo de justiça do processo que apura incitação ao racismo e porte ilegal de arma de fogo do estudante Pedro Baleotti, 25 anos. A investigação da Polícia Civil começou depois que o rapaz gravou um vídeo com a seguinte mensagem: "indo votar... com arma, faca, pistola e o diabo. Louco pra ver um vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo. Ó (vira o celular para um motociclista que está a sua frente), tá vendo essa 'negraiada' aí? Vai morrer, vai morrer! Aqui é capitão!".

Baleotti aparece usando uma camiseta com a foto do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O caso aconteceu no final de outubro. Um segundo vídeo gravado anteriormente na casa dele também veio à tona. Nas imagens, ele manuseia uma arma registrada no nome do pai. Após a divulgação, tentou apagar os arquivos das mídias sociais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os advogados dele pediram o sigilo da apuração alegando que o jovem e sua família estão sendo alvos de ameaças na internet. Ele registrou um boletim de ocorrência no 15º Distrito Policial de São Paulo (SP), cidade onde estuda. No documento que a reportagem teve acesso, o suspeito informou que as retaliações teriam acontecido "através de ligações e mensagens de pessoas desconhecidas".

Leia mais:

Imagem de destaque
Blog do Nassif

Entrevista surpresa - Estrelando: Rezende!

Imagem de destaque
Zona leste

MP denuncia trio que roubou casa no conjunto Antares

Imagem de destaque
Na zona norte

Justiça mantém prisão de assaltantes de motel em Londrina

Imagem de destaque
Solidariedade

Advogados arrecadam materiais de higiene para detentas do 3º DP


No BO, Pedro Baleotti relatou que "não sabia como as pessoas conseguiram seu número de telefone" e disse "estar com medo de sair às ruas e comparecer à Universidade Presbiteriana Mackenzie", onde cursa Direito. A instituição de ensino, depois que o vídeo viralizou, afastou o rapaz das aulas e instaurou um processo administrativo disciplinar. Em nota, a unidade repudiou as declarações.

Publicidade


A defesa do estudante apresentou conversas de WhatsApp e Facebook com conteúdo ameaçador. O promotor Paulo Tavares observou que "o sigilo não é característica de todo e qualquer inquérito policial. Nesse sentido, entende-se que o segredo de justiça seja aplicado apenas em casos excepcionais, mantendo-se vigente o princípio democrático da publicidade dos atos processuais".


A juíza Penna, ao manter público o processo criminal, escreveu que "a afirmação do investigado no sentido de que está sofrendo ameaças, vale destacar que tais fatos não se relacionam com o caso em andamento". A polícia estima que o inquérito seja entregue ao Ministério Público até o final desta semana.

No dia 5 de novembro, investigadores da 10ª Subdivisão (SDP) cumpriram um mandado de busca e apreensão no apartamento de Pedro Baleotti, na rua João Huss, Gleba Palhano, zona sul, e apreenderam uma espingarda de pressão, um revólver calibre 38 e diversas munições. Durante depoimento na delegacia, ele negou qualquer atitude racista e disse que o vídeo "representa um fato isolado". Além da sindicância aberta pelo Mackenzie, a filmagem rendeu a demissão do investigado da função de estagiário de um escritório de advocacia da capital paulista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade