Parte da mídia curitibana, alguns políticos do Estado e principalmente diretores do Coritiba mostraram-se bastante indignados com um comentário do procurador Paulo Schmitt no julgamento do recurso do Coritiba no STJD.
Talvez por não conhecerem as crônicas de Nelson Rodrigues, reclamam do fato do procurador afirmar que o futebol estadual sofre do complexo de vira-lata.
Foi o que bastou para dirigentes, radialistas e políticos virem à público afirmar que não pertencem à classe dos SRD - sem raça definida - como preferem os veterinários.
Reação que só confirma o tal do complexo tão bem definido pelo escritor e dramaturgo quando analisava a Seleção Brasileira e o povo da Nação.
Complexo de vira-lata, algo que pelo visto muitos não entendem, é esta mania de achar que somos um povo inferior, perseguido e injustiçado pelos integrantes das grandes potências, os cães de raça.
E quem viu a defesa do Coritiba no julgamento e todas as afirmações na imprensa dizendo que o clube só havia sido condenado inicialmente por não ser do eixo Rio-São Paulo vai pensar o quê a não ser em uma crise de síndrome de vira-latismo.
Quem age como vira-lata não pode querer ser visto como cão de raça.