Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Raras novidades

13 out 2009 às 11:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com 19 das 32 seleções já classificadas, já se desenha a Copa do Mundo da Àfrica do Sul, no ano que vem.

Garantidas no último fim de semana, as seleções de Alemanha, Itália, Sérvia, Dinamarca, Costa do Marfim, Chile, México e Estados Unidos juntaram-se às anteriormente classificadas: Brasil, Paraguai, Espanha, Inglaterra, Holanda, Gana, África do Sul, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão e Austrália.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Destas todas, poucas podem ser consideradas novidades ou surpresas, pelo retrospecto recente. De todas as 19 equipes já garantidas no Mundial, 15 estiveram na última edição (considerando a Sérvia, então ainda unificada com Montenegro).

Leia mais:

Imagem de destaque

A culpa não é do Felipe Melo

Imagem de destaque

Reta final

Imagem de destaque

O esperado fim da Era Dunga

Imagem de destaque

O rival ideal


Dinamarca e África do Sul, que não foram à Alemanha, disputaram a Copa anterior, em 2002. O Chile volta depois de duas edições ausente (esteve pela última vez na Copa da França, em 1998). Novidade mesmo é a volta da Coreia do Norte, que disputou o Mundial apenas uma vez, na Inglaterra, em 1966, conquistando um surpreendente 8º lugar.

Publicidade


A história não deve ser muito diferente para que sejam preenchidas as 13 vagas restantes, algumas amanhã e outras em novembro.


Na Concacaf, Costa Rica (que esteve em 2006) e Honduras, que disputou apenas a Copa da Espanha, em 1982, brigam pela última vaga direta -- que deve ser a única, já que o perdedor desta briga deve ser eliminado pelo 5º colocado da América do Sul na repescagem.

Publicidade


Os costa-riquenhos comandados poe René Simões tem vantagem na classificação de apenas dois pontos e enfrentam na última rodada, amanhã, fora de casa, os Estados Unidos. Já os hondurenhos, mesmo com o país mergulhado em crise política, contam com ao menos um empate dos adversários e buscam uma vitória sobre a eliminada seleção de El Salvador, também como visitante, para ficar com a vaga.


Aqui no Sul. Argentina, Uruguai (que na última edição perdeu a vaga na repescagem, para a Austrália) e Equador são os candidatos à uma vaga direta e à repescagem. Os vizinhos do Rio da Prata devem garantir estas vagas,, mas independentemente do resultado, não haverá nenhuma novidade, porque mesmo os equatorianos foram às duas últimas Copas.

Publicidade


Na África, a decisão será no mês que vem, e são grandes as chances de Camarões voltar à Copa depois da ausência na última edição. A Tunísia deve confirmar o que já fez em 2006 -- e se não for perderá a vaga para a sempre competitiva Nigéria --, enquanto a Argélia (que pode perder por um gol para o Egito, que também briga pela vaga que não conquista desde 1990) pode voltar ao Mundial depois de cinco edições longe do Mundial.


Na Europa, a Suíça, presente em 2006, precisa apenas empatar em casa com Israel, amanhã, para se garantir de forma direta. A outra vaga sem escalas pode ser da Eslováquia, que nunca foi à Copa (caso confirme a classificação com uma vitória sobre a Polônia, fora de casa, será a primeira estreante garantida no Mundial, apesar de dividir com a República Tcheca o bom histórico da extinta Tchecoslováquia) ou Eslovênia, presente em 2002.

Publicidade


Na repescagem, que dará mais quatro vagas, Bósnia-Herzegovina (que busca a primeira participação), França (presença constante), Irlanda e Rússia (que jogaram em 2002) aguardam outras quatro seleções para disputar o mesmo número de vagas.


As candidatas são (além de Suíça, Eslováquia e Eslovênia) Portugal, Suécia, República Tcheca, Ucrânia, Croácia (que estiveram na última Copa), Grécia (só disputou a edição de 1994), Israel (presente apenas em 1970) e Hungria (fora desde 1986).

A última vaga, também a ser decidida no mês que vem, será ou da Nova Zelândia, que foi ao Mundial apenas uma vez, em 1982, ou do estreante Bahrein.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo