Depois do Brasil, ainda no sábado, Gana carimbou sua ida para a Copa do Mundo da África do Sul, no ano que vem.
Assim, um quarto das 32 seleções que disputarão o Mundial já está definido.
E se Africa do Sul, Gana, Brasil, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Holanda já têm vaga garantida, ao menos outras nove seleções já podem se considerar classificadas.
A começar por Inglaterra e Espanha, que venceram todos os sete jogos que fizeram e só ficam fora por um desastre. A confirmação da vaga das duas pode vir já na quarta. Para os espanhois, com vitória sobre a Estônia e um empate da Bósnia com a Turquia. Para os ingleses, as chances são duplas: ou vencer a Croácia, ou empatar e torcer para que a Ucrânia não bata a Bielorússia.
A Eslováquia também pode se garantir, vencendo a Irlanda do Norte, fora de casa, e contando com um emapte entre Eslovênia e Polônia. Já a Dinamarca, que está bem perto da vaga, não deve confirmá-la ainda, porque isso dependeria de um tropeço da Suécia contra a frágil Malta.
A Alemanha, que deve estar na Copa, ainda tem uma briga boa com a Rússia. E a Sérvia depende apenas de suas forças, garantindo a classificação com uma vitória sobre a França. Perto também da vaga, a Itália terá que epserar pelos menos até a próxima rodada europeia antes de se assegurar matematicamente.
Algo que na América do Sul pode acontecer já na quarta-feira com Chile e Paraguai. Ambos dependem de uma vitória para se classificarem, os paraguaios em casa, cntra a Aergentina, e os chilenos aqui no Brasil. Mas podem se garantir com um empate, desde que o Uruguai empate com a Colômbia e o Equador não vença a Bolívia, nas alturas.
Também praticamente garantida na Copa, a Costa do Marfim só volta a jogar no mês que vem, para se garantir de vez com um empate nos dois jogos que ainda tem pela frente.