Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Londrina no Balaio!

31 dez 1969 às 21:33
- Marcos Zanutto
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não foi por acaso que escolhi o dia de hoje para a postagem do texto inaugural do BALAIO. Pode não parecer grande coisa, mas para um apaixonado pela terra onde nasceu, como eu, ter o Blog "aniversariando" com a cidade é algo que me enche de orgulho.
A meu ver, Londrina tem tudo a ver com a proposta do BALAIO. Aqui haverá espaço para tudo e para todos. Cultura, política, tecnologia, ficção, assuntos sérios... outros nem tanto. Assim como Londrina.
Essa cidade que comporta uma infinidade de raças, crenças, cores, povos e idéias. Cultura pujante, latente. Terra de gente hospitaleira, comunicativa, que em tudo gosta de opinar, gosta de ajudar, e se destaca pela educação herdada da colonização inglesa que, aqui, viu todo potencial do norte do Paraná. E acertaram em cheio!
Ares de metrópole, histórias de interior. Essa "senhora" de 74 anos já viveu muita coisa. Viu suas ruas, outrora de terra vermelha, aos poucos, serem cobertas pelo manto negro do asfalto; viu as taperas darem lugar aos grandes prédios, que hoje formam um "paredão" de pedras. Viu matas se transformarem em condomínios fechados. Viu seus cafezais, de tantas riquezas e prosperidade, que lhe deram o título de Capital Mundial do Café, serem vencidos pela geada negra e darem lugar à soja, que hoje lhe confere o título de Capital Mundial de Tecnologia de Soja.
Que outra cidade viu sua população saltar para mais de 500 mil habitantes em tão pouco tempo? Que outra cidade encanta, logo de cara, quem por aqui chega e nem tem mais vontade de ir embora? E muitos desses ficaram e fizeram da "Pequena Londres" seu lar, transformando-a na terceira maior cidade do sul do país!
Claro que nem tudo são flores. Claro que em uma cidade que cresceu, praticamente, do dia para a noite, existem problemas proporcionais ao seu tamanho e velocidade de crescimento. Aqui já aconteceu e acontece de tudo! Já teve gente salva, em mesa de cirurgia, com o coração colado com super cola. Já teve gente morta debaixo de marquise colada com cuspe. Já teve prefeito cassado... prefeito reeleito. Já teve prefeito cassado que foi reeleito, mas foi cassado de novo. Já teve "mensalinho" no poder e também já teve gente honesta, algumas vezes. Já teve criminosos punidos, mas também crimes sem solução. Já teve equipe campeã de modalidade olímpica, teve até time de futebol na primeira divisão!!
Há dificuldades em diversas áreas, especialmente nas sociais. Dificuldades na educação, nos esportes, na política. Ahh! A política!! Este é um capítulo à parte na história de Londrina. Como já sofreu esta pobre cidade com seus últimos administradores! O pior é que ainda sofre. Mas sua gente é muito maior que tudo isso. Um povo que consegue tirar boas lições de tudo que já passou, que se mobiliza pelas mudanças, que clama por seus direitos e sempre com bom humor, não pode ser uma gente qualquer: é londrinense! Nato ou de coração!
Mas é da nossa cultura olhar em frente, esperar o melhor do amanhã, ter fé. Crer que os dias que virão e comporão os 75 anos de idade, serão ainda melhores.
Parabéns, Londrina! Parabéns, londrinense!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade