Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

A VIDA QUE SE ESCONDE NA PRAIA

24 ago 2016 às 18:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Suponhamos que neste fim de ano você va a praia, um lugar mais calmo, não como Copacabana ou Ipanema. Talvez Ilha do Mel ou Recife, até mesmo cidadezinhas como Ubatuba, Guaratuba, Imbituba, Caraguatatuba ou Pacatuba.
De qualquer forma, quando montar seu guarda-sol e sentar na cadeira de praia, provavelmente você estará cercado por mais animais escondidos de outras especies do que a sua própria. A praia é um lugar cheio de vida e animais pequenos e peculiares, comuns que muitas vezes estiveram sempre do lado da sua cadeira de praia e você viu, porem não sabe seu nome ou o que realmente ele é.

Aqui estão somente alguns desses animais que vemos quando vamos a praia, não daria conta de colocar todos pois existem mais animais marinhos do que terrestres. Essa lista está reduzida aos que chegam mais próximo de nós, que moram na praia ou que são trazidos pela maré ou ondas. E se acharem que eu esqueci de algum, por favor comente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


MEXILHÃO

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina Geek

Netflix divulga trailer de Os 7 de Chicago; confira

Imagem de destaque
Digital Influencers - Blog

Saiba como a sua empresa pode reduzir o passivo judicial

Imagem de destaque

NA ESCURIDÃO DA MENTE

Imagem de destaque

Confira os melhores perfis jurídicos do Instagram


Era uma vez o mexilhãozinho feio… Sempre ouvimos falar desse animal em diversas historias, é um molusco de concha que vive fixado em rochas costeiras pelos seus filamentos na parte inferior que é chamado de bisso, ele pode se desafixar do local onde vive quando as condições do habitat não estão tão favoráveis e assim mudar de lugar. Pode ser usado em diversos pratos da culinária brasileira. E o que pouca gente sabe é que essas conchinhas pretas e aparentemente sem graça, podem produzir perolas assim como as ostras, que tem muito valor.

Publicidade


CARAVELA-PORTUGUESA


Divulgação
Divulgação


Esse tipo de animal apesar de semelhante, não é uma água-viva, porem possui veneno e pode causar graves queimaduras. É muito encontrado encalhados em praias pelo brasil, é um animal unissexual e vive boiando na superfície da água mantendo seus tentáculos que podem chegar a 20m, dentro d’água pescando pequenos peixes. É um animal muito belo e se assemelha a um saco plastico ou algo do gênero. Ao contato com um desses animais a principal recomendação é seguir para um unidade de saúde mais próxima. A área do contato deve ser lavada apenas com água do mar ou vinagre e as orientações médicas devem ser seguidas.

Publicidade


A BOLACHA-DO-MAR


Divulgação
Divulgação


Esse escavador, parente próximo do ouriço do mar, existe desde a época Paleoceno, existindo fosseis que comprovam isso. são mais comuns próximas ao mar, em profundidades rasas e levemente enterradas sob a areia da praia, ao contrário do ouriço que faz uma espécie de "toca" nas pedras.O seu corpo achatado facilita a escavação de pequenos buracos na areia e é considerado por muitos pesquisadores e cientistas como uma adaptação natural. Elas soltam um liquido meio amarelado quando se sentem em perigo. Elas se alimentam basicamente de partículas orgânicas da areia ou do lodo.

Publicidade


OURIÇOS-DO-MAR


Divulgação
Divulgação


Esse espinhoso e venenoso invertebrado, vive em fundos arenosos próximos a rochedos afim de fugir de predadores. Tem diversas colorações negro, tons relativamente discretos de verde, castanho, púrpura, azul e vermelho. São animais que se movem lentamente, recorrendo apés ambulacrários retractéis, alimentando-se maioritariamente de detritos, de algas e de uma grande variedade de pequenos invertebrados. Existem ouriços de ambos os sexos, e a fecundação é externa, esperma e óvulos são lançados ao mar por contração da musculatura das gônadas, e a fecundação processa-se dentro da água.

Publicidade


ESTRELA-DO-MAR


Divulgação
Divulgação


Esses animais que não são peixes, possuem de 5 a 50 braços que lhe da uma aparência de estrela, sua coloração pode ser marrom, vermelha, laranja, rosada ou outras. A maioria delas tem entre 20 e 30 centímetros de diâmetro. Quando um braço de uma estrela quebra, ele se regenera, e do pedaço quebrado forma-se outra estrela. As estrelas-do-mar se alimentam de crustáceos, ostras e lesmas, e usam suas patas tubulares para despedaçar as carapaças de presas maiores. Certas estrelas-do-mar levam os alimentos até a boca, que fica na parte inferior do corpo. Outras colocam o saco digestivo para fora para apanhar as presas. Algumas engolem a presa inteira. Não possui cabeça e nem cauda; seu corpo consiste de duas partes: o disco central com a boca e o ânus; e os braços, que têm carreiras de pequenos pés tubulares capazes de movimentá-la.

Publicidade


APLYSIA


Divulgação
Divulgação


Essas coisinhas fofas e gordinhas são um tipo de lebre- do mar, é um animal assexuado e não venenoso que vive águas superficiais, até uns 25 metros de profundidade. Quando se sentem ameaçados liberam um fluido colorido semelhante ao dos polvos, que confunde o predador. É herbívoro e percorre o fundo lentamente para se ir alimentando, sendo que de dia esconde-se nas frestas das rochas, e sai à noite em busca de alimento. São moluscos muito semelhantes em aparência às lesmas, porem possuem uma concha que está coberta pelo manto.

Publicidade


MARIA-FARINHA


Divulgação
Divulgação


Esse é aquele caranguejinho pequeno de cores claras que cava buraquinhos na areia semelhante aos feito pela haste do guarda-sol. Suas tocas podem ter até 1,3 metros de profundidade e podem ser fechadas por areia durante períodos muito quente. O. quadrata pode produzir uma variedade de sons, através do estralo de suas garras, e da estridulação de suas patas, além de barulhos típicos de borbulhamentos. Possuem comportamento agressivo quando confrontado com outros animais ou com humanos: geralmente, ergue o corpo e levanta a garra como forma de se proteger de ameaças.É mais ativo à noite do que de dia. Se alimenta de uma variedade de materiais biológicos como resto de peixes e outros animais mortos, insetos, plantas e detritos humanos como restos de alimentos.


TATUZINHO-DO-MAR


Divulgação
Divulgação


Sabe aquela coisinha miúda, semelhante a uma pedra que vez ou outra vem junto com aquelas ondas fortes que quebram na praia, mas logo desaparecem? Lhes apresento o Tatuzinho do Mar, Tatuíra ou Tatuí, é uma especie de crustáceo que habita as praias fazendo escavações na areia de pouca profundidade, mantendo somente expostas as antenas, que são filtradoras de plâncton. Têm coloração branca, e o mais interessante é que sua presença é um indicador da qualidade ambiental de uma praia: praias com um certo grau de poluição ou de presença humana não costumam mais apresentar tatuís.


GAIVOTA


Divulgação
Divulgação


É uma ave marinha, chamada de gaivota, gaivotão ou atis, possuem plumagem branca, com o dorso e a face superior das asas negras. A família das gaivotas reúne noventa espécies de pássaros aquáticos, a maior parte deles marinhos, encontrados no mundo inteiro. Tem o bico amarelo, com uma mancha vermelha na mandíbula inferior. Fazem o ninho no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade.


SIRI-CHITA


Divulgação
Divulgação


Usam quatro pares para locomoção e correm de lado. O primeiro par de membros são as chamadas "pinças", com as quais o animal se defende e prende o alimento para levá-lo à boca. Possuem o corpo achatado e a cabeça e o tórax fundem-se numa só peça. São nadadores ágeis devido, principalmente, ao último par de patas, que são largas e achatadas e que funcionam como uma espécie de remo. São animais carnívoros e alimentam-se de toda sorte de detritos. Essa espécie tem uma ampla distribuição no Oceano Atlântico e é comum em todo o litoral brasileiro.


MAÇAMBIQUE


Divulgação
Divulgação


O Donax Haleyanus é um molusco que vive exposto na areia arenosa da praia próximo ao mar, São bem ágeis em se enterrar. São utilizados como alimento de algumas populações costeiras, alem de isca. Esses animais vivem em colonias com centenas de exemplares, são de variados tamanhos e cores.


STROMBUS PUGILIS


Divulgação
Divulgação


A cor é variável, indo do amarelo claro ao laranja escuro. Vive apenas em águas brasileiras, são encontradas em fundos arenosos de 2 a 15 metros e se alimentam de macro algas e detritos vegetais (herbívoras). Seu principal predador é o polvo.


FAMILIA OLIVIDAE


Divulgação
Divulgação

Parecidos com azeitonas, são caracóis marinhos com conchas ovais, brilhantes e de cores suaves. São encontrados em todo o mundo, na parte da praia aonde a areia é mais arenosa. São carnívoros, se alimentam principalmente de carniça e de bivalves. São bem rápidos entre os caracóis e secretam um muco semelhante ao do polvo, um corante roxo para afastar os predadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade