Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Mania "feladapota"!

16 jul 2009 às 19:57
- SXC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tô revoltado! É isso aí! Desculpem meus amigos leitores. Mas tô a fim de soltar os cachorros hoje.
Essa época do ano é festa pra todo lado. A cada final de semana tem um monte de festerê! É festa junina (e também julina) aqui, ali. É doce, pipoca, quentão, milho cozido, pamonha... um mundo de gostosuras!! Eu adoro!! Mesmo sem muito tempo pra curtir essas coisas.
Mas vou explicar minha revolta, ok? Tenham calma!
Dia desses fui convidado por um casal de amigos (que gosto muito, diga-se de passagem) a participar de uma festa dessas na escola de seus filhos (que também adoro). Então, lá fomos nós...
Já do lado de fora dava pra ver o capricho das professoras: tudo enfeitado com bandeirinhas, balões, crianças por todo lado vestidinhas a caráter, um show! Tinha cheiro de festa junina!! Cheirinho de pipoca, de paçoquinha. (Hummmm! De lembrar me dá água na boca!)
Não perca o foco!! Não esqueça que era uma festa de escola!!
Adoro a cultura brasileira! De verdade. Esqueçam meu lado sarcástico de costume (pra quem me conhece). É impossível negar sua riqueza. Se é uma coisa que o brasileiro pode se orgulhar ...é da sua riqueza cultural!!
Chegou o grande momento! A quadrinha! ÊÊÊÊÊÊ!! Professoras correndo pra lá e pra cá, colocando as crianças em suas posições; locutor animando a galera (É! Tinha até locutor! E dos famosos, hein!?!); papais e mamães com suas câmeras fotográficas e filmadoras prontinhas, escolhendo o melhor lugar, o melhor ângulo para não perder nenhum lance do pimpolhos (babões!!rs). E o "tio Marcos" lá também! De repente... Começa a "quadria"!!! Pra mim: uma grande decepção!!! Sério. Minha cara foi pro chão.
Tô lá esperando aquela "musicona" gostosa: sanfona, zabumba e tudo mais que se ouve em músicas de quadrilhas juninas e me colocam uma música COUNTRY!!! MÚSICA COUNTRY!! Eu mereço??!! As crianças dançando quadrilha com música country!! E pior: era em uma ESCOLA!! Sabe aquele lugar que deveria ensinar civismo, patriotismo, folclore, cultura??!! Então! Justamente em um estabelecimento desse!! Professoras!! Pisaram na bola. Na contramão da cultura brasileira, não, tias!! Por favor!! Tudo bem que vivemos a era da globalização, da informação e tudo mais. Mas pelo amor de Deus, né!? Cada macaco no seu galho!
O brasileiro tem uma mania besta de seguir tudo o que os Estados Unidos ditam! Aliás, não é só no Brasil que acontece esse fenômeno estúpido. A Itália, dia a dia, perde sua identidade, seguindo o mesmo caminho. Uma pena! Outra cultura riquíssima. Mas me preocupa o Brasil porque é minha casa.
Quero deixar bem claro que não tenho nada contra os Estados Unidos e sua cultura, hein!? O que me deixa triste é saber que as coisas legais que nosso pais tem, os próprios brasileiros estão se esforçando para esquecer. Óbvio que não falo de nenhum radicalismo cultural ou lingüístico, como defende nosso Governador Roberto, que já tem "projetinho" esperando para ser votado na nossa gloriosa Assembléia Legislativa Paranaense, que obriga agências de publicidade a traduzir palavras estrangeiras nas mesmas proporções, no anúncio. Quase uma alienação. Enfim... Coisas do "Tio Bob". Mas que precisamos cuidar melhor das nossas raízes, isso é fato. Agregar alegria às nossas festas tudo bem! Substitui-lás...NÃO!!
Até mais!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade