Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O Buraco Negro de R$ 4,5 bilhões

13 abr 2011 às 11:52
- SXC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já vi muita coisa acontecer em política. Já vi "rivais" se estapearem, já vi xingamentos, já vi notícias de obras inacabadas, governos inertes, como Londrina já teve. Mas um buraco negro, como esse, nos cofres do Estado, é a primeira vez!! Mas dizem que filho feio não tem pai! Vamos consultar o Oráculo do Twitter para ver o que ele nos diz:

...
...

Cadastre-se em nossa newsletter

Ahhh!! Como suspeitava! Inocente! A culpa é de outra pessoa, claro! Como não pensei nisso antes??!!!!
Chato isso de ficar fazendo relatórios das contas públicas!! Poxa! Não teem nada melhor para fazer?! Porque foram mexem com quem estava quieto, recebendo seu salário supervalorizado?! Deixem os caras em paz!! Se eles recebem isso é porque tiveram amigos influentes, quem ditassem as regras! Vão arrumar os amigos de vocês!!! Deixem os professores, policiais, pesquisadores, servidores (honestos) receberem as suas merrecas como sempre receberam! Quem manda não ter amigo influente??!!!
Equipar hospitais???! Pra quê?! Quem recebe 4 vezes o salário para que foi contratado não precisa de hospital público equipado e com médicos!! Tem plano de saúde!!
Pagar contas de água e luz???!! Como assim?! A Sanepar e a Copel não são estatais?!! Não precisa pagar! Está tudo em casa!! Ops! Ato falho: tem os sócios dessas empresas, né?!! E esses sócios nunca reclamaram esses valores não pagos??! Que coisa mais estranha1!!
Mas não precisa! A classe média paga a conta! Geralmente governo populista age assim: cria bolsas merrecas para os pobres, isentando-os das contas de água e luz. Não que não haja pobres que realmente necessitem. Há. E aos milhares! O problema é que todo mundo, até quem não precisa, quer mamar nas gordas tetas dos cofres públicos. Claro! Se eu moro no mesmo bairro, meu vizinho recebe, eu também vou querer. Tenho as mesmas "condições"!!! Sobra pra quem pagar a conta??!! De algum lugar tem que vir essa grana para repor as dívidas dos programas assistenciais! Ao invés investir em capacitação profissional, escolaridade de qualidade, universidades preparadas, criar incentivos fiscais para atrair empresas e gerar empregos, dignidade; gera-se cada vez mais pobreza, cada vez mais miséria! Porque político, infelizmente, vive da miséria! Não é interessante ter eleitor esclarecido. Eleitor esclarecido pensa antes de votar. Não se vende por conta de água e luz.
Na verdade, já que entrei nesse assunto, os programas sociais de luz a água, criados anteriormente, são muito bons, necessários. Se funcionassem como deveriam. Se houvesse critérios para receber o benefício. Mas não há. Enquanto isso, vai se levando vantagem! Vantagem para quem não precisa, realmente, e mais vantagem ainda para quem os criou. Nas eleições, políticos fazem questão de dizer que foi o "pai" de tal e tal programa. Fez isso e fez aquilo para os pobres! E fez mesmo!! Mas com o dinheiro de todo mundo! De todos os contribuintes! Como coisa que dar condições de vida melhor para a população, melhorar a infraestrutura fossem méritos de governador ou prefeitos. É obrigação. Assim como é obrigação dar exemplo e manter as contas de "casa" em dia. Não desviar verbas!!! Isso é o mesmo que um pai que tem 3 filhos, e na hora do café da manhã, ao ver que há somente 3 pães na mesa, sem que os filhos vejam, guarda um dos pães no bolso, para comer depois, e os faz ter que dividir os dois pães que sobraram. Ou pior ainda, quando um dos filhos vê o ato, para o manter calado, oferece parte do pão surrupiado. Lamentável!
O triste de tudo isso, é saber que ainda há quem defenda o ex-governador! Se fosse qualquer outra pessoa a assumir o governo, as dívidas herdadas seriam as mesmas! Não podemos esquecer que foram 8 anos de (des)governo, não 8 dias!! Um montante desse não aparece do dia para a noite! Se constrói! No caso: destrói!
O fato é que, seja Beto Richa, Osmar Dias ou quem quer que tivesse assumido o comando do Estado, encontraria toda essa roupa suja (e rasgada)!! Talvez aliados fizessem menos alarde, talvez tudo continuasse debaixo do tapete. Mas não quer dizer que não existiriam!
A verdade é que o governo Requião foi um erro! Um erro do povo. Saber que por muito pouco, perdemos a oportunidade de não tê-lo no Palácio das Araucárias por 4 anos!! Talvez o Osmar, à época adversário (hoje, aliado), tivesse causado um rombo desses, também, mas seria, pelo menos, um rombo de 4 anos, não 8!!
Precisamos lembrar que matemática é matemática aqui, no Canadá, na França, na Inglaterra, na China!! É só juntar 2+2. Tenha a curiosidade, como cidadão, de ler os relatórios e os números. São de assustar!!
Contra fatos não há argumentos!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade