Recentemente tivemos o Campeonato Mundial de Ginástica em Tóquio e entre tantas disputas e medalhas sobressaiu, aos olhos da mídia nipônica, uma atleta fora dos padrões "normais" da modalidade.
Todo mundo sabe que ginasta precisa ser jovem, baixinha, fortinha e bem flexível. Sem falar que a maioria não sorri e quase não sabem falar em público. Acho que de ver ser por causa da necessidade de muitos treinos e concentração.
Mas Rie Tanaka é diferente de tudo isso. Já é adulta, não é baixinha, fala, sorri e dá tchauzinho para o pessoal.
O público japonês sempre sisudo e procurando constantemente novos ídolos, já encontrou uma queridinha.
Nossa como eles precisam de ídolos por aqui. Parece até que sentem necessidade de se espelharem em alguém para seguir a vida.
Enquanto isso, Rie vai colhendo os frutos do sucesso e enchendo os bolsos de dinheiro. Isso porque ela já fez propaganda de quase tudo. Passando por xampus, bebidas isotônicas, cremes e artigos esportivos. ´
Para mim, ela não é diferente porque possui duas covinhas nas bochechas quando sorri, mas porque ganhou medalhas e representa com dignidade o esporte que escolheu.
Particularmente é assim que eu acho que devem ser analisados os atletas de alto nível. Nada de considerar somente a beleza ou simpatia. O negócio são as performances, as medalhas e o exemplo. O resto é só para vender jornal.
Rie Tanaka