Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Andando em círculos

09 out 2016 às 09:56
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pela vigésima quinta vez um japonês ganha o Prêmio Nobel. Desta vez foi o cientista Oshinori Oshumi do Instituto de Tecnologia de Tóquio, que decidiu estudar a autofagocitose celular.
Esse senhor biologista de 71 anos nascido em Fukuoka recebeu pela primeira vez o prêmio de forma individual, já que os outros japoneses ganhadores do Nobel o fizeram juntamente com outros cientistas.
Estudo levado à sério, apoio governamental e uma grande dose de perseverança e inteligência são ingredientes essenciais para conseguir descobertas magníficas.
Em algumas áreas de pesquisas, o apoio governamental é ainda mais necessária, pois não é em qualquer lugar que encontraremos equipamentos para se desenvolver uma idéia. Estar em locais com outras "boas cabeças" também deve ajudar porque a troca de informações e o clima de "ser curioso" criado por ambientes assim faz com que não desistamos de buscar novidades e conhecimento.
Sei o que esse apoio significa porque tenho muitos amigos e parentes que saíram do Brasil para seguir com as pesquisas. Conheço gente também que desistiu de fazer o doutorado devido aos problemas de infraestrutua e ao pouco reconhecimento por parte dos chefes, que na verdade deveriam apoiá-los para que mais pesquisas viessem à tona.
Lí recentemente que argentinos, peruanos, chinelos e mexicanos já receberam um Prêmio Nobel, enquanto que os brasileiros dormem sobre o esplendor do carnaval, do samba e da cerveja.
Não está na hora de mudar o foco e investir pesado na educação?
Não está na hora dos pais exigirem melhor nível educacional do governo e das escolas particulares?
Tenho certeza de que nada disso será no curto prazo, mas sei também que o tempo vai passando e o carnaval ganhando mais importância do que saber ler, escrever e interpretar corretamente.
Mudar os valores enraizados na cultura, mudar o pensamento de que tudo dará certo sem muito esforço, de que Deus é brasileiro.
Será que não estamos caminhando em círculos?

Anúncio do Prêmio Nobel de medicina

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade