Antes do jogo contra o Brasil, os japoneses estavam todos entusiasmados com a possibilidade da seleção sair vencedora. Os comentários eram de que o time nunca esteve tão unido, tão bem treinado, tão determinado.
O resultado e principalmente a forma como os nipônicos perderam foi um verdadeiro balde de água fria.
Aqui é assim, logo tudo "pega fogo". As pessoas esquecem de racionar friamente, de analisar com fatos verdadeiros. A ilusão toma conta e depois, a decepção. Foi assim nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Naquela época, o futebol já profissionalizado e com grandes investimentos, surgia como um foguete em toda Ásia. Grandes nomes foram contratados e os estádios viviam lotados. Para o time japonês bastava um empate frente ao Irã. A classificação estava "quase" garantida até que aos 47 minutos do segundo tempo, já na prorrogação, os iranianos marcaram e o sonho de participar da primeira Copa do Mundo virou pesadelo.
Desta vez, os japoneses haviam vencido a França e estavam entusiasmadíssimos. Só que esqueceram de ver que o time francês era todo remendado poupando-se para um jogo mais importante, que foi contra a Espanha pelas eliminatórias européias.
O entusiasmo contagiou até os "analistas", que compararam o grupo atual às melhores seleções do momento, incluindo aí a Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Argentina. Falavam sem parar sobre os jogadores que estão na Europa, sobre a experiência adquirida, sobre isso e aquilo. Enalteciam qualidades que não existiam, enalteciam fatos ilusórios. O Brasil era apenas uma seleção em formação, com jovens sendo testados e despencando no ranking mundial, apesar de ser a Seleção Brasileira, pentacampeã do mundo.
O resultado trouxe os japoneses de volta ao chão, à realidade. No dia seguinte o que mais se ouvia era de que a diferença técnica era muito grande, que os jogadores ainda têm muito à aprender, etecétera, etecétera.
Eu achei foi bom. Uma goleada e principalmente o rítimo da goleado foram importantes para fazerem cair a ficha dos "especialistas" e boleiros em geral.
Assim, o patriotismo exacerbado fica controlado e podemos trabalhar em paz por um certo período.
Japão x Brasil em japonês