Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dez mil vozes marcam um ano do terremoto

20 mar 2012 às 20:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eu não estava querendo escrever sobre o assunto, mas não teve jeito. Na verdade, achava melhor esquecer tudo o que ocorreu, afinal recordar aquela catástrofe não deve fazer bem à ninguém.
O ano letivo japonês termina em março e agora é a época das formaturas. Nas áreas afetadas as crianças se reuniram para as tradicionais solenidades e teve uma mistura de alegria e tristeza. Alguns choravam sem que soubéssemos os verdadeiros motivos. Podiam ser pela alegria em passar por mais uma etapa, ou quem sabe, aquelas lágrimas não eram por companheiros desaparecidos entre o mar e a lama.
Várias escolas tiveram muitas ausências pois os amigos ainda não foram encontrados. Simplesmente desapareceram.
As ruas das cidades já estão limpas mas a quantidade de entulho ainda deverá levar uns bons meses para serem retirados por completo. Muitos estão vivendo sob casas improvisadas e dizem que alguns problemas psicológicos começam a surgir. O stress é permanente e muitos vivem sob efeitos de remédios. Querem voltar para suas casas que já não existem mais.
A falta de privacidade e a falta de perspectivas têm deixados muitos moradores na cama. Alguns viraram alcoólatras, outros depressivos.
Para levar um pouco de esperanças é que o maestro mais famoso do Japão, Yutaka Sado, comandou uma concerto com dez mil pessoas. Os participantes se reuniram num estádio coberto acompanhado pela orquestra regida por Sado, interagindo através de um telão com os participantes de Sendai. Foram convidados tenores que emprestaram suas potentes vozes para a solenidade. Interessante observar que muitos dos integrantes do coral são de pessoas "maduras", senhores e senhoras vestidos impecavélmente, como devem ser em todos os momentos importantes. Artistas, políticos e empresários também participaram do coral. Teve um momento em que o maestro ficou emocionado, empolgado com a beleza do evento e quase chorou. No final da festa, muitos aplausos e feições de "deveres cumpridos". Legal, muito legal mesmo.

10000 vozes no concerto de Yutaka Sado

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo