Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dia do Respeito ao Idoso

23 set 2012 às 07:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acho que essa data não existe no Brasil, mas aqui é feriado nacional. O respeito ao idoso é seguido a sério e muitas coisas foram adaptadas para auxiliá-los.
A data é comemorada no dia 17 de outubro e a festa é grande.
Com mais de 30 milhões de pessoas acima dos 65 anos, o Japão é o país com maior expectativa de vida do mundo. Apesar de isso ser uma marca que de certa forma dá orgulho ao povo japonês, também desperta preocupações. Reverter o quadro do envelhecimento da população japonesa é um dos grandes desafios daqui para frente. O Governo criou um plano de emprego para a faixa etária entre 60 e 64 anos, pois é notório o poder de produção desse pessoal. O Instituto Nacional de População e Seguridade Nacional calcula que até o ano de 2060, ou seja, daqui a 48 anos, quase metade da população japonesa, estimada em atualmente em 130 milhões de habitantes estará acima dos 65 anos. A pressão sobre o sistema de seguridade social será enorme e ninguém sabe ao certo como combater tudo isso.
As doenças típicas da velhice acompanham o crescimento das taxa de expectativa de vida e algumas doenças como a demência senil aumentaram consideravelmente.

Envelhecer

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Muitas empresas adaptaram os seus serviços para captar clientes nessa faixa etária, principalmente as indústrias tecnológicas. Existem celulares com números e letras maiores, televisores com os controles remotos multiusos bem simples, calçados sem cadarços, robôs para limpezas domesticas, cadeiras que fazem massagens e trajes robóticos que melhoram a mobilidade de alguns. As agencias de turismo também possuem pacotes exclusivas para eles. Somente as indústrias que produzem robôs para auxílios dos idosos prevêem um crescimento de 47.7 bilhões de euros nos próximos 25 anos. O mercado de trabalho vem exportando do leste asiático "helper" para trabalhar em casas de repousos e asilos.
O lado bom disso tudo é que a experiência transmitida pelos vovôs é bem aceita e a sociedade vê os idosos como uma grande fonte de informações. Num país tão robotizado e tecnológico como o Japão, saber que se comemora o Dia do Respeito a Idoso com tantas festas é realmente gratificante. Uma amostra da modernidade e da educação do povo japonês.

Leia mais:

Imagem de destaque

Conscientização que vem dando certo

Imagem de destaque

A esperança da vida normal

Imagem de destaque

Máscaras - conceitos diferentes

Imagem de destaque

O propagação do vírus não é minha culpa

Sentir-se jovem - Juca Chaves


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo